Topo

Jogadora cubana de vôlei diz ter sido alvo de insultos racistas em Santa Catarina

Daimi Ramirez disse ter ouvido recado racista de torcedor e para que voltasse à Cuba - Alexandre Arruda/CBV
Daimi Ramirez disse ter ouvido recado racista de torcedor e para que voltasse à Cuba Imagem: Alexandre Arruda/CBV

Do UOL, em São Paulo

10/03/2012 15h55

A oposto do Usiminas/Minas, a cubana Daimi Ramirez afirma ter sofrido insultos racistas durante partida contra o Rio do Sul, em Santa Catarina. De acordo com a jogadora, um torcedor teria se aproximado da atleta e pedido para ela voltar para Cuba, destacando o fato dela ser negra.

“Que merda! Este povo cada vez me decepciona mais e mais. Chamar-nos de “negras de merda e voltem para Cuba”... Não têm respeito pelos jogadores e é super triste que, em pleno século 21, passem coisas como esta”, postou Ramirez no Facebook.

A equipe do Minas também tem outra cubana, Herrera. As provocações também foram direcionadas a Herrera, diz Daimi Ramirez. O jogo aconteceu na sexta-feira e teve vitória do Minas por 3 a 1.

Recentemente, outro caso de racismo gerou repercussão negativa no vôlei. O oposto Wallace Souza, do Cruzeiro, foi vítima de um ato racista durante o segundo set da  partidaque acabou vencida pelo Minas por 3 sets a 2. Uma torcedora, após um ponto do atleta, gritou "Wallace, seu macaco, volta para o zoológico". Depois, a palavra "macaco" foi ouvida outras vezes por quem estava na quadra.

Em contato com o UOL Esporte, a assessoria de imprensa do Sada Cruzeiro confirmou o xingamento e afirmou que Wallace estava transtornado após a partida, no vestiário. O Sportv, canal que transmitiu a partida ao vivo, conseguiu captar o áudio da ofensa ao atleta que, inclusive, tem sido convocado para a seleção brasileira.

WALLACE SOUZA É VÍTIMA DE RACISMO EM CLÁSSICO DA SUPERLIGA; VEJA