Topo

Brasil abusa dos erros e perde segunda seguida na Liga Mundial

Maurício e Theo lamentam ponto do Canadá em jogo da Liga Mundial - Divulgação/FIVB
Maurício e Theo lamentam ponto do Canadá em jogo da Liga Mundial Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

19/05/2012 19h52

O Brasil perdeu sua segunda partida seguida na Liga Mundial de Vôlei ao ser derrotado pelo Canadá neste sábado, em Toronto, por 3 sets a 2 (parciais de 23-25, 25-20, 20-25, 26-24 e 10-15) . Os comandados por Bernardinho cometeram muitos erros na partida e acabaram repetindo o baixo desempenho apresentado contra a Polônia, quando foram derrotados também por  3 sets 2.

Ricardinho começou como titular no primeiro set, mas, assim como toda a equipe, errou muitos passes, o que fez com que os canadenses abrissem uma vantagem de 8 a 2. O técnico Bernardinho modificou a equipe, colocou Bruninho em quadra e a equipe reagiu. Entretanto, o Canadá conseguiu manter a vantagem e fechou a parcial em 25 a 23.

No segundo set, as duas equipes fizeram um duelo bastante equilibrado, mas na reta final o Brasil conseguiu abrir vantagem e fechou a parcial em 25 a 20. Wallace foi o destaque da equipe brasileira, com 17 pontos na partida.

Na terceiro período, o Brasil mostrou desconcentração e desperdiçou diversos contra-ataques, o que facilitou para os canadenses. Os rivais do Brasil também contaram com grande atuação do  oposto Schmitt, o maior pontuador da partida, com 33 pontos, e fecharam em 25 a 20.

Precisando vencer o quarto set para levar a partida para o tie-break, o Brasil entrou pressionado pelo placar. Bernardinho fez cinco alterações no time e optou por Bruninho entre os titulares. A equipe soube explorar bem as bolas no meio de rede, mas sofreu com o bloqueio rival. No final o Brasil abriu 24 a 23, mas desperdiçou um ataque, permitindo o empate do Canadá. Os brasileiros conseguiram abrir um ponto de vantagem novamente com uma bola rápida no meio de rede e fecharam o set graças a um erro do ataque canadense.

No set decisivo, Bernardinho manteve a equipe que venceu o  quarto set, com Bruninho, Sidão, Theo, Thiago, Rodrigão e Lucarelli. A opção não deu resultado, os canadenses abriram vantagem e Bernardinho fez novas alterações, com Ricardinho em quadra. A alteração também não surtiu efeito e os canadenses apenas administraram o placar. Com mais um erro do ataque brasileiro, os canadenses fecharam o jogo em 15 a 10.

"A derrota ensina e leva a entender os erros e acertos. Temos um time com jogadores veteranos e jovens e que tem que seguir trabalhando e lutando, pois temos um objetivo, que é chegar à fase final da Liga Mundial. Isso se tornou mais difícil depois dessas duas derrotas, mas ainda é possível. E, para que isso aconteça, uma vitória contra a Finlândia é fundamental", afirmou o técnico da seleção brasileira, após a derrota, já de olho na partida de domingo.