Topo

Superliga de vôlei começa em novembro; torneio feminino terá duas equipes a menos

Sollys/Nestlé é o atual campeão da Superliga feminina; time se reforçou ainda mais - Maurício Val/VIPCOMM
Sollys/Nestlé é o atual campeão da Superliga feminina; time se reforçou ainda mais Imagem: Maurício Val/VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

30/08/2012 17h14

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou nesta quinta-feira o começo da Superliga para o mês de novembro. A data exata, porém, ainda não foi anunciada. Diferentemente da última temporada, a competição feminina terá apenas dez equipes, duas a menos que no torneio passado. Entre os homens, novamente 12 equipes brigarão pelo título.

Entre as mulheres, alguns times fecharam suas portas recentemente e não se inscreveram para a Superliga, por mais que tivessem direito à vaga. Vôlei Futuro, Macaé e Mackenzie, por motivos não informados, são três das equipes que participaram em 2011/2012 e não estarão na próxima.

Se uns saem, outros entram. Criado há poucos meses, o Vôlei Amil, de Campinas, fará sua estreia na competição nacional nesta temporada. O time feminino, que contará com a campeã olímpica Fernandinha, será comandado por José Roberto Guimarães, que, em Londres, conquistou seu terceiro título dos Jogos.

Unilever (RJ), Vôlei Amil (SP), Sollys/Nestlé (SP), E.C. Pinheiros (SP), BMG/São Bernardo (SP), São Caetano (SP), Sesi-SP (SP), Rio do Sul (SC), Usiminas/Minas (MG) e Banana Boat/Praia Clube (MG) são as dez equipes inscritas entre as mulheres.

Já a disputa masculina terá 12 participantes, assim como no último ano, no torneio que foi vencido pelo Sada Cruzeiro. Em relação à 2011/2012, Montes Claros e Londrina não participarão. O primeiro encerrou o projeto, enquanto o segundo acabou 'rebaixado' na última edição. As novidades ficam por conta da presença de Canoas, que tem em seu elenco renomados jogadores, como Gustavo Endres e André Nascimento, e o time de Pindamonhangaba.