Topo

Zé Roberto conta que reunião conduziu seleção feminina ao ouro: "vi o time indo para o buraco"

Técnico da seleção feminina de vôlei e tricampeão olímpico, Zé Roberto temeu fracasso - Leonardo Soares/UOL
Técnico da seleção feminina de vôlei e tricampeão olímpico, Zé Roberto temeu fracasso Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

16/09/2012 11h13

O técnico da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, ainda colhe os louros da conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Londres e curte férias depois do título.

O treinador voltou recentemente de uma caminhada em Santiago de Compostela, na Espanha, como uma das promessas pelo título.

Zé Roberto disse que o ouro em Londres veio depois de uma reunião com o grupo quando ele atravessa mau momento na fase de classificação e não rendia o esperado. Perdeu para a Coreia do Sul e Estados Unidos e quase ficou na primeira fase.

Depois disso, o grupo acertou os ponteiros até voltar a jogar bem. Mas Zé Roberto diz que temeu que a equipe fosse para o buraco.

“Nunca vi um time se unir como esse se uniu. Uma ajudando a outra, sem pensar no erro e resgatando a autoestima com o acerto. No começo, foi uma perda de autoestima muito grande, vi o time indo para o buraco, e nessa reunião se tentou resgatar a autoestima”, falou, em entrevista ao jornal Lance!.

O treinador disse ainda que sofreu com dores depois de dar um peixinho na vitória de virada por 3 a 2 sobre a Rússia, nas quartas de final. “Acordei com uma dor na costela, ralei o braço e pensei: ´Que extravagância que eu fiz?´. Aí fui me tocar que eram os peixinhos. Mas eu faria tudo isso de novo.”