Topo

Zé Roberto convoca gêmeas e líbero 'gordinha' para a seleção de vôlei

Jogadora bastante habilidosa, a líbero "gordinha" Suellen terá nova chance na seleção brasileira - Divulgação / Amil/Campinas
Jogadora bastante habilidosa, a líbero 'gordinha' Suellen terá nova chance na seleção brasileira Imagem: Divulgação / Amil/Campinas

Do UOL, em São Paulo

11/04/2013 11h30

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou nesta quinta-feira a primeira convocação da temporada para a seleção brasileira adulta feminina visando ao Montreux Volley Masters, campeonato a ser disputado entre 28 de maio e 2 de junho na Suíça. Ainda sem poder contar com as jogadoras de Sollys/Nestlé e Unilever, que disputaram no último domingo a final da Superliga e terão mais algumas semanas de folga (as jogadoras do time carioca ainda disputarão o Sul-Americano de clubes em abril), o técnico José Roberto Guimarães apostou em uma lista com atletas bastante jovens e apenas duas campeãs olímpicas, a levantadora Dani Lins e a oposta Tandara, ambas do Sesi.

Treinador do Amil/Campinas, Zé Roberto chamou para os treinos em Saquarema a líbero Suellen, uma de suas comandadas na equipe do interior paulista. Apesar da qualidade técnica apurada, a jogadora é conhecida por atuar bem acima de seu peso ideal, fato que preocupou a comissão técnica de Campinas durante a temporada e levou os profissionais do time a elaborarem um esquema de preparação física e trabalho nutricional específicos para Suellen. Segundo as estatísticas, ela teve a terceira melhor recepção da Superliga 2012/2013.

Outra jogadora de Campinas convocada por Zé Roberto foi a ponteira Priscila Dairot, um dos destaques da equipe na última temporada e jogadora que já havia integrado a seleção brasileira no ano passado. Da mesma maneira, Claudinha, levantadora do Minas, é outra remanescente da chamada ‘seleção de novas’ de 2012.

Um fato inusitado foi a convocação de duas gêmeas, Monique e Michelle Pavão, que se destacaram na boa campanha do Praia Clube na Superliga. Do mesmo clube também foi chamada a jovem central Angélica (que está de malas prontas para Campinas).

As últimas duas novidades da lista são a ponteira Ellen, do Pinheiros, e a central Bia, do Sesi.

CONVOCADAS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE VÔLEI

  • Divulgação/Praia Clube

    Centrais: Angélica (Amil/Campinas, no centro da foto), Bia (Sesi)
    Levantadoras: Claudinha (Minas), Dani Lins (Sesi)
    Ponteiras: Ellen (Pinheiros), Michelle (Praia Clube, à esquerda), Priscila Daroit (Campinas)
    Opostas: Monique (Praia Clube, à direita), Tandara (Sesi)
    Líbero: Suellen (Campinas)

Chamou a atenção a não convocação da meio de rede Fabiana, ainda que o Sesi tenha tido outras três chamadas. Isso indica a possibilidade de Zé Roberto dar folga a algumas campeãs olímpicas em 2013. O mesmo deve ocorrer com Jaqueline, Sheilla e Thaísa, todas do Sollys.

Camila Brait (cortada da Olimpíada de 2012 pouco antes da viagem), Adenizia e Fernanda Garay, também do time de Osasco, e Natália e Fabi, da Unilever, podem aparecer na próxima convocação. Ainda são esperados os nomes de Gabi e Juciely, também da equipe carioca.

ANÁLISE DO BLOGUEIRO BRUNO VOLOCH

  • UOL

    Das 10 relacionadas inicialmente, confesso que fiquei surpreso com a líbero Suellen. Entendo que a jogadora tenha feito uma temporada razoável, não acho que tenha nível para jogar na seleção brasileira. As gêmeas Monique e Michelle merecem a oportunidade. São jovens, fortes fisicamente e cresceram muito quando foram jogar em Uberlândia. LEIA O POST COMPLETO