Topo

Ana Paula recusa nu aos 40 anos e relembra rótulo de "eterna musa"

Do UOL, em São Paulo

01/10/2013 06h00

Enquanto Mari Paraíba, Luciane Escouto e Sheilla são as atuais musas do vôlei, Ana Paula, hoje com 41 anos, lidou com o status na década de 90. A jogadora foi uma das primeiras a lidar com o assédio de revistas masculinas na carreira e conviveu com a repercussão do que fazia em quadra e fora dela, como modelo.

No início, o rótulo de musa incomodava a mineira, que temia ficar marcada mais por sua beleza do que pelo que fazia no vôlei. Aos poucos, porém, aprendeu a lidar com a situação.

"Consegui mostrar meu potencial e o porquê de estar na seleção por anos. Então esse status não me incomodou mais. (...) Lógico que a beleza abre algumas portas, mas a beleza por si só não faz muita coisa e não te leva muito longe se você não mostrar seu conteúdo, garra e profissionalismo", disse Ana Paula em entrevista ao UOL Esporte.

Ao longo dos anos na ativa tanto na quadra quanto na praia, Ana Paula recebeu diversos convites para ensaios sensuais e nus, mas sempre recusou. E mesmo depois de aposentada, recebeu outras propostas. Quando completou 40 anos, foi procurada por uma revista brasileira para estampar a capa e posar sem roupa. Ela, de novo, não aceitou.

“Foi uma proposta boa, e mesmo estando com a "carcaça" em dia (risos), recusei mais uma vez. Foi uma tremenda massagem no ego. Já fizeram algumas ao longo da minha carreira, tanto na quadra quanto na praia. Embora ache bonito alguns ensaios que têm classe, nunca aceitei por questões familiares”, afirmou a ex-jogadora.

“Graças a Deus nunca precisei do dinheiro e nunca tive vontade de me expor mais do que achava necessário. Sempre fui muito ligada ao meu pai e, embora ele respeitasse todas as minhas decisões, ele não ficaria muito feliz”, completou a ‘eterna musa’, que é casada com um advogado americano.

Apesar de ter rejeitado diversas propostas, Ana Paula não recrimina quem fez ensaios sensuais, como Mari Paraíba, que posou para a Playboy em 2011, e Sheilla, que após os Jogos Olímpicos de Londres, posou para a revista VIP. "Acho bacana desde que seja feito com bom gosto. Na minha opinião, tudo que se expõe demais cai na banalidade e desvirtua um ensaio que poderia ser sexy e elegante", disse.

A ex-atleta encerrou a carreira em 2011 no vôlei de praia e, atualmente, se dedica à família e à faculdade de arquitetura e design. Antes, chegou até mesmo a tentar o jornalismo.

"Estou amando (o curso). Sempre gostei de jornalismo e até comecei a fazer o curso, mas depois de algumas conversas com pessoas experientes ligadas à televisão, fui convencida de que, pela minha experiencia na área esportiva, poderia entrar para a TV sem cursar anos de faculdade. Como arquitetura de interiores sempre foi minha paixão depois do vôlei, estou adorando poder me dedicar a um outro ramo", finalizou.

Vote: qual atleta brasileira você gostaria de ver em um ensaio nu?

  • Arte UOL