Topo

Superliga voltará a ter sets de 25 pontos na próxima temporada, diz TV

Do UOL, em São Paulo

30/04/2014 15h13

A Superliga de Vôlei vai voltar a ter sets com duração de 25 pontos na próxima temporada, depois de uma edição testando um novo formato que diminuía a pontuação para 21. A alteração havia sido anunciada em agosto do ano passado e contava com o apoio da FIVB (Federação Internacional de Vôlei), mas sofreu duras críticas de jogadores e treinadores. A informação foi divulgada pelo canal Sportv, detentor dos direitos da competição na TV por assinatura.

A nova regra causou polêmica quando foi aplicada, porque atendia aos desejos das emissoras que transmitem os campeonatos da modalidade, que pode ter jogos com grande extensão de tempo em função dos cinco sets.

A Superliga desta temporada, no entanto, teve algumas partidas que duraram mais de duas horas, atrapalhando a grade de transmissão do Sportv, e da Rede Globo, que transmitiu alguns jogos aos sábados e domingos nas fases decisivas.

A extinção da regra dos 21 pontos já havia sido antecipada em novembro do ano passado pelo Blog do Voloch, no UOL Esporte. As críticas de treinadores como José Roberto Guimarães e Bernardinho ajudaram a derrubar o novo formato dos sets, além da falha na tentativa de reduzir a duração dos jogos.

A reportagem do UOL Esporte entrou em contato com a assessoria da CBV para confirmar a informação, mas a entidade não quis se pronunciar sobre a alteração no regulamento. Segundo eles, qualquer mudança só será definida após o período de jogos das seleções feminina e masculina, em setembro deste ano.