Topo

Confederação oficializa volta dos sets de 25 pontos na Superliga

Unilever é a atual campeã da Superliga Feminina - Alexandre Arruda/ CBV
Unilever é a atual campeã da Superliga Feminina Imagem: Alexandre Arruda/ CBV

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 11h15

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) oficializou a volta dos sets de 25 pontos nas edições 2014/2015 das Superligas Masculina e Feminina. A decisão foi tomada em reunião realizada em São Paulo na noite de segunda-feira.

Na última edição do campeonato nacional, os sets eram jogados até 21 pontos. A medida tinha sido adotada para encurtar o tempo de jogo e deixá-lo mais atrativo para a transmissão televisiva, principalmente para a Rede Globo.

Os sets mais curtos geraram diversas críticas de atletas e treinadores, com o foi o caso de José Roberto Guimarães, treinador do extinto Campinas e da Seleção Brasileira feminina.

“Encaramos esta mudança da melhor maneira possível. Foi um pedido de clubes, técnicos e  jogadores e até da própria imprensa. Os sets de 21 pontos descaracterizaram o vôlei. No mundo inteiro se joga com 25 pontos. Éramos nós contra mundo”, afirmou Gustavo Endres, jogador do Canoas e presidente da comissão de atletas.

Na reunião, ficou definida ainda a inclusão do Vôlei Sul de Novo Hamburgo (RS) na Superliga Masculina, que passa a ter agora 13 clubes, mesmo número da Feminina.

A data do início dos torneios ainda não foi definida. A final do masculino está marcada para 12 de abril. Já as mulheres decidirão o título no fim de semana seguinte, em 19 de abril. A final em jogo único foi mantida para as mulheres. Entre os homens, aprovou-se a realização da decisão em um playoff em melhor de três. Entretanto, a confirmação depende de um acordo com a Rede Globo e o SporTV.