Topo

Superliga começa pela 2ª rodada, escondida e com atenção dividida. Entenda

O Sada Cruzeiro foi o último campeão da Superliga -
O Sada Cruzeiro foi o último campeão da Superliga

Do UOL, em São Paulo

25/10/2014 06h00

A principal competição de vôlei do Brasil começa neste sábado, mas não pelo início. A Superliga masculina terá como seu primeiro jogo uma partida da segunda rodada do torneio.
Assim como já havia acontecido na última temporada, o calendário da CBV coloca um jogo da segunda rodada como o responsável por abrir o torneio. Minas e UFJF serão os times a estar em quadra.

Mas, os fãs que estão ansiosos para ver o primeiro jogo da competição desta temporada encontrarão dificuldades logo de cara. Apesar de ser um clássico mineiro, o duelo ficará “escondido” e com as atenções divididas.

O campeonato nacional terá seu primeiro jogo antes mesmo que todos os estaduais chegassem ao fim. Prova disso é a decisão entre Sesi-SP, um dos principais clubes da Superliga, e Taubaté, pelo Paulista, que estarão em quadra horas antes do clássico mineiro.

Aliás, é justamente a decisão do Paulista que mostra outro problema da estreia da Superliga. O SporTV, canal responsável pela transmissões dos jogos da Superliga, não televisionará o clássico mineiro, mas terá em sua grade o jogo entre Sesi e Taubaté.

A data de estreia também terá concorrência de outras modalidades como o futebol. A rodada do Brasileirão acontecerá quase toda neste sábado em virtude das eleições, e boa parte dos jogos acontecerão no horário em que Minas e UFJF estarão em quadra.

A Superliga ainda começa com algumas outras polêmicas. O torneio masculino foi “salvo” pelo Voleisul Paquetá, que ficou com a vaga do Volta Redonda, que desistiu da competição por falta de condições financeiras.

Outra crise é em relação ao regulamento. A decisão em um único jogo imposta pela Globo desagradou os clubes.

O ranking utilizado para o torneio também tem gerado questionamento. Devido ao atual regulamento, Jaqueline, da seleção brasileira, ainda procura um clube para atuar. Fãs dela chegaram a organizar um abaixo-assinado para que a CBV liberasse a jogadora de disputar a competição desta temporada.