Topo

Sasha dá um tempo na carreira profissional no vôlei. Ela tem novos sonhos

Sasha e Xuxa em 2011, tempos de dedicação integral ao vôlei - AgNews
Sasha e Xuxa em 2011, tempos de dedicação integral ao vôlei Imagem: AgNews

José Ricardo Leite e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

13/11/2014 06h00

O sonho de Sasha Meneghel de se tornar uma atleta de alto rendimento está bem mais perto do fim. Pelo menos por enquanto, a filha de Xuxa deu um tempo na dedicação com afinco que carregava para atingir o profissionalismo no vôlei. A adolescente de 16 anos chegou a servir a seleção brasileira mirim, em 2011, e fez parte dos treinos do time nacional de vôlei de praia, no ano passado.

Jogadora das categorias de base do Flamengo, Sasha se esforçava muito para conciliar a rotina de treinos e competições com seus estudos na Escola Americana, quase não faltava às atividades na Gávea e fazia viagens com o clube para as competições.

Mas agora a realidade é outra. Não vai mais para os jogos com o time e suas participações em treinos têm sido esporádicas. Vai quando pode, mais com a intenção de se relacionar com os amigos e se exercitar do que com objetivo de dar passos para ser atleta.

A adolescente está com outro foco, e o clube já sabe que o vôlei agora não é mais prioridade. Falar de Sasha é quase que algo proibido na Gávea, para evitar a exposição da filha da Xuxa.

Arly Cunha, técnico de Sasha no Flamengo, não quis detalhar e nem confirmar o abandono. Se limitou a dizer que Sasha não vai mais periodicamente às atividades na Gávea como fazia outrora.

“Eu preferia que perguntasse pra assessora da Xuxa. É melhor falar com eles nas questões de detalhes pessoais. Ela tem treinado sim de vez em quando, mas tem um objetivo maior. Não abandonou, mas tem as prioridades dela. Esse fato é uma coisa particular dela”, explicou.

Via assessoria de imprensa, tanto Xuxa como Luciano Szafir, pai de Sasha, não quiseram comentar quais os objetivos que a tiraram do vôlei.

Há duas semanas, em entrevista ao programa Vídeo Show, da TV Globo, Xuxa disse que a filha está focada na carreira de estilista . “Ela quer fazer moda, mas não é tirar foto não. Ela quer ser estilista”, falou a apresentadora, que ainda afirmou que a filha está fazendo estágio, sem especificar onde ou sobre o quê.


Xuxa já acompanhou vários jogos da filha pelo Flamengo por quadras até fora do Rio de Janeiro. Segundo pessoas que acompanharam a trajetória da adolescente na vôlei, tanto Sasha como a mãe fizeram questão que ela fosse tratada como qualquer outra garota, sem qualquer tipo de regalia, como viajar com os pais ao invés de ir com a delegação.

“Ela nunca se deixou levar por isso (ser filha da Xuxa), não estava na seleção por ser filha dos outros ou porque era grande, mas tinha qualidade. Ela era mais humilde que as outras e estava sendo convocada pelo futuro que víamos. Dormia no chão igual todo mundo quando ficávamos em algum lugar mais humilde, forrou a caminha dela como todas as outras. Nem parecia ser filha de alguém tão conhecido”, falou Walner Santos, que treinou Sasha na seleção mirim em 2011.

O treinador da base nacional, que agora atua com o time masculino, diz que Sasha tinha potencial quando a observou. “Ela é muito grande pra idade e tecnicamente treinava bem. Foi muito legal a experiência de ter treinado ela na seleção. Ela tinha um potencial físico interessante pro esporte e durante o percurso todo jogador jovem tem muita coisa para crescer.”