Topo

Jogadores protestam com narizes de palhaço em jogos da Superliga de Vôlei

Jogadores de Sesi-SP e Sada Cruzeiro protestam contra indícios de corrupção na CBV - Felipe Pereira/UOL
Jogadores de Sesi-SP e Sada Cruzeiro protestam contra indícios de corrupção na CBV Imagem: Felipe Pereira/UOL

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

13/12/2014 13h53Atualizada em 13/12/2014 22h19

Os jogadores de voleibol de quatro equipes que entraram nas quadras neste sábado resolveram protestar contra os escândalos de corrupção dentro da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), comprovados em relatório divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU) nesta semana.

 

Jogadores do Canoas e do Taubaté, no encontro entre as equipes no Rio Grande do Sul no início da tarde deste sábado, entraram em quadra com narizes de palhaço para se manifestarem  Além disso, cada time errou um saque de forma proposital.

O acordo foi feito entre as comissões técnicas. A partida, válida pelo primeiro turno da Superliga Masculina, foi transmitida pelo SporTV e a imagem rapidamente passou a circular nas principais redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, gerando enorme repercussão e apoio de outros jogadores.

À noite, na partida entre Sesi-SP e Sada Cruzeiro (MG), os atletas fizeram protesto semelhante. Eles se abraçaram todos na altura da rede e, usando narizes de palhaço, passaram a andar pela quadra saldando a torcida, que respondeu com muitas palmas e gritos de apoio.

O Canoas Vôlei é a equipe onde atua o central Gustavo Endres, presidente da comissão de atletas do vôlei e uma das vozes mais ativas contra a CBV. Após o protesto, o Taubaté não teve dificuldades para fazer 3 sets a 0 (25-18, 25-19 e 25-16).

"Foi uma atitude combinada entre os jogadores em relação a tudo que vem acontecendo no país e apoiamos. Não acredito que possa haver algum tipo de retaliação da CBV", afirmou Ricardo Navajas, diretor técnico do Taubaté.

"Quando apareceu toda esta situação envolvendo a CBV pensamos em tomar um atitude inofensiva, mas que fosse interessante. Todos acataram esta forma de protesto. O Brasil vive um momento de muitos escândalos de corrupção. Queremos que o vôlei permaneça na mídia pelos resultados e sempre tenha atenção por ser vitorioso. Foi uma atitude isolada, mas bacana e inofensiva. Fizemos nossa parte, é o máximo que podemos fazer. Agora, depende de outras instâncias", disse o levantador Paulo Renan.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da CBV informou que a entidade não se manifestará até segunda-feira.

Jogadores usam nariz de palhaço para protestar com a CBV  - Reprodução/Twitter  - Reprodução/Twitter
Jogadores do Canoas e do Taubaté protestaram em partida realizada na manhã deste sábado
Imagem: Reprodução/Twitter