Topo

Grávida "sem querer" se destaca na Superliga e não abandona sonho olímpico

Tandara em ação pelo Praia Clube na Superliga Feminina - Divulgação/Praia
Tandara em ação pelo Praia Clube na Superliga Feminina Imagem: Divulgação/Praia

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

20/03/2015 06h00

Ela segue correndo, saltando, dando pancadas na bola e pontuando como sempre fez ao longo de toda sua carreira. Mas há quatro meses a vida de Tandara, campeã olímpica em 2012, não é mais a mesma.  Terceira maior pontuadora da Superliga Feminina de Vôlei, com 353 acertos, a jogadora do Praia Clube passa por uma fase especial: a primeira gravidez.

Uma gravidez que não fazia parte de seus planos no momento e pode atrapalhar um outro sonho: disputar uma Olimpíada em casa. Tandara dará à luz no fim de setembro, e terá pouco tempo para readquirir sua forma física, voltar a jogar em alto nível e mostrar ao técnico José Roberto Guimarães que merece um espaço entre as 12 que competirão no Rio, em 2016.

Neste ano, por exemplo, perderá os dois principais torneios da equipe nacional, o Grand Prix e os Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN). Ela vai dar uma pausa assim que seu time encerrar a participação na Superliga, na qual enfrenta o Minas nas quartas de final a partir deste sábado. Caso seu time chegue à decisão, jogará até o fim de abril.

“Sempre sonhei em ser mãe, mas não imaginava que seria em um momento tão importante da minha carreira. Queria para depois da Olimpíada. Sempre me cuidei muito, tomei pílula, pois sabia que ficar grávida no meio de um campeonato seria complicado. Mas a gravidez veio numa troca de cartela. Poderia ter acontecido com qualquer mulher. Mas se veio agora é porque Deus quis”, disse Tandara, de 26 anos, em entrevista ao UOL Esporte.

“Conversei com o Zé Roberto (técnico da seleção feminina). Ele me deu toda a força e  em nenhum monmento fechou as portas. Mas preciso estar bem, o bebê precisa estar bem. Aí sim, pensarei em voltar o mais rápido que puder no ano que vem”, disse a jogadora que entrou no quarto mês de gestação.

A gravidez é fruto de um relacionamento de Tandara com Cléber Mineiro, também jogador de vôlei e que defende o Montes Claros, time da Superliga Masculina. Os dois estão juntos há quase três anos.  O sexo do bebê ainda é desconhecido. Na semana que vem, a atleta passará por um exame de ultrassom que apontará se ela está esperando um menino ou uma menina. Só depois, começará a montar o enxoval.

Enquanto controla a ansiedade para ter seu primeiro filho, Tandara mantém sua rotina de treinos e jogos e garante que até agora não sentiu nenhum tipo de desconforto em decorrência da gravidez, nem teve um ganho muito grande de peso. A única coisa que cortou definitivamente foi a musculação.

“Não ganhei peso pois tenho um feito um trabalho especial em conjunto com uma nutricionista e a ginecologista. Mas a barriga está começando a ficar grandinha. Já dá para perceber que estou grávida. Mas meus treinos seguem normalmente, não senti enjoos e nada diferente que tenha me impedido de seguir atuando. Só a musculação mesmo que tive de parar de fazer pois em alguns momentos eu sentia dor na barriga. Agora, só estou fazendo reforços no ombro”, contou Tandara.

A atleta afirmou que algumas vezes já sentiu receio de levar bolada na barriga ou até ter alguma complicação em virtude das quedas frequentes para defender bolas, mas que tem conseguido tirar isso de letra.

“Até agora estou supernormal. Em alguns momentos, nem sinto que estou grávida. Claro que existe um receio a mais com a barriga quando você está caindo, mas tudo tem ido bem. Até perguntei para a obstetra se tomar bolada podia prejudicar de alguma maneira, mas ela me deu uma aliviada e disse que posso ficar tranquila que  o bebê está bem protegido” disse.

E realmente a gravidez não diminuiu o ímpeto da oposto. Com os 353 pontos anotados na Superliga até o momento, está a apenas 24 de Thaisinha, do São Caetano, que lidera a estatística. Se conseguir terminar na primeira posição, fará isso pela quarta temporada seguida.

“Para mim, isso não é o mais importante. Não ligo para ser maior a pontuadora. Quero ver o time chegando longe”, minimizou.

Praia Clube também tem outra grávida

Não é só Tandara que dará à luz nos próximos meses. A levantadora Karine, de 36 anos, já tem quase cinco meses de gravidez. Ela também continua jogando.

"Agradeço muito ao Praia Clube pelo apoio e suporte, à comissão técnica pelo cuidado e às minhas companheiras", afirmou.