Topo

Suposta comemoração de juiz revolta Vôlei Nestlé na Superliga; árbitro nega

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

26/03/2016 18h06

A arbitragem voltou a ser o assunto mais falado nas semifinais da Superliga entre Vôlei Nestlé e Rexona-Ades. Agora, a reclamação parte do time de Osasco que acusa o juiz Anésio Leão de comemorar o último ponto do jogo que deu vitória para as cariocas.

O lance acontece logo depois de Carcaces parar no bloqueio de Carol. Uma imagem divulgada por torcedores mostra o juiz de linha festejando depois do ponto. O árbitro negou que tivesse comemorado pela vitória do Rexona. Segundo Anésio, ele festejava o fim do jogo (veja nota abaixo)

O Vôlei Nestlé por sua vez resolveu se manifestar e cobrar uma posição da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). O time apontou estar insatisfeito com a atitude do juiz (segunda nota abaixo).

A última a se manifestar foi a CBV. Também em comunicado, a entidade disse confiar no trabalho imparcial da arbitragem, mas que iria apurar o fato. Por isso, o árbitro não participará do terceiro jogo da próxima segunda-feira (terceira nota abaixo). A entidade não considera o fato um "afastamento".

A polêmica na arbitragem havia começado já no primeiro jogo. No terceiro set, após uma bola cair nitidamente dentro de quadra, a arbitragem marcou fora e deu ponto para o Vôlei Nestlé. O lance acabou sendo decisivo para o time de Osasco vencer a partida por 3 a 2 e aumentou a pressão nos juízes.

O erro da arbitragem no primeiro jogo gerou uma briga entre Bernardinho e um torcedor do Vôlei Nestlé. A confusão aconteceu ao lado de Guilherme Pallesi, noivo de Thaisa, que também acompanhava a partida.

Veja o posicionamento do árbitro

Soube através de uma colega, e agora vendo aqui, que estão me acusando, infundadamente, por ter vibrado com a vitória do Rexona/Ades perante a equipe do Nestlé/Osasco, gostaria de deixar bem claro aqui que sou torcedor do voleibol, independente de equipe "A" ou "B" ganhar, e desde que enveredei para a arbitragem procuro ser o mais imparcial possível, e por isso possuo confiança da minha Federação para esses jogos difíceis.

Houve o gesto de vibração? Houve sim, mas não é porque o Rexona ganhou, foi porque nos bastidores passávamos por uma pressão grande por causa do erro de um colega no primeiro jogo, desde que chegamos ao ginásio éramos cobrados (e nos cobrávamos também), para que o jogo fosse limpo, o que ocorreu, ao fim do jogo estava vibrando para meu colega que tínhamos conseguido passar pelo jogo sem problema algum, meu time é o da arbitragem nada além disso. Vocês não imaginam a alegria que temos por conseguir passar por um jogo sem problemas na nossa função, só quem vive sabe disso.

Fui criado e crio meus filhos pautados em honestidade e retidão, voleibol não é meu meio de vida, mas uma paixão que cultivo desde que dei meu primeiro toque na bola, e não posso me calar perante a um assunto que venha a ferir minha honra, medidas legais serão tomadas.

Veja a posição do Vôlei Nestlé

O Vôlei Nestlé, clube com sede na cidade de Osasco(SP), vem por meio desta nota oficial demonstrar a sua insatisfação com o ocorrido ao final do segundo jogo da semifinal da Superliga Feminina realizado na noite da sexta-feira, 25/3/2016. Neste sábado pela manhã, fomos surpreendidos por um vídeo que mostra explicitamente um dos profissionais da equipe de arbitragem, o juiz de linha número 4, Sr. Anésio Leão, comemorando o ponto decisivo da vitória da equipe do Rexona-Ades.

Todos os profissionais do clube, dirigentes, comissão técnica e atletas estão cientes desta gravação e indignados com o ocorrido. A Superliga é o campeonato de maior relevância do vôlei brasileiro e o clássico envolvendo os times de Osasco e do Rio de Janeiro é o que desperta maior interesse entre torcedores e mídia. A equipe de arbitragem tem a obrigação de agir com imparcialidade em todos os momentos e uma atitude como esta, em um jogo decisivo, gera suspeitas e coloca em dúvida a credibilidade da competição.

Estamos inconformados e como clube filiado e cumpridor de todas as obrigações solicitadas pela CBV, exigimos um posicionamento da entidade. Queremos saber quais providências serão tomadas, tendo em vista que na segunda-feira, dia 28/03, haverá o terceiro e decisivo confronto válido pela semifinal do campeonato. Somos um clube com profissionais que trabalham diariamente e precisamos que os mesmos entrem para jogar tranquilos de que a partida será decidida dentro de quadra e pelos reais protagonistas do espetáculo.

Veja a posição da CBV

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a partir do conhecimento da Nota Oficial do Vôlei Nestlé (SP) divulgada neste sábado (26.03), apura o ocorrido no encerramento do segundo jogo da semifinal da Superliga feminina de vôlei 15/16 entre o Rexona-AdeS (RJ) e o Vôlei Nestlé (SP).

Enquanto os fatos são apurados e esclarecidos, a CBV informa que o referido juiz de linha não participará da terceira e decisiva partida do playoff semifinal, que será realizada às 18h30 da próxima segunda-feira (28.03), no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).

A instituição reitera a confiança no trabalho imparcial e na credibilidade da arbitragem na Superliga 15/16 e ressalta que não houve influência da arbitragem no resultado final da partida.