Topo

Bernardinho: abraço de Bruninho após o ouro ajudou na decisão de sair

Do UOL, em São Paulo

11/01/2017 21h24

Bernardinho falou ao Jornal Nacional, na noite desta quarta-feira (11), pela primeira vez depois de deixar o comando técnico da seleção masculina de vôlei. Na entrevista, revelou que o abraço do filho Bruninho o fez ter certeza de que era o momento de abrir mão da equipe. 

"Eu pensei por muito tempo, realmente, sobre deixar a seleção. E então, quando o Bruno me abraça no fim da Olimpíada, falei naquele momento: 'realmente deu'", disse. A seleção brasileira conquistou a medalha de ouro na Rio-2016, ao bater a Itália na final. O abraço entre treinador e levantador, pai e filho, foi uma das imagens emocionantes da competição.

Os olhos ficaram marejados ao citar uma mensagem que recebeu de Gustavo Endres, ex-jogador da seleção brasileira e campeão olímpico com Bernardinho em Atenas-2004. "O professor quer que o grande aluno venha a ele. O Gustavo Endres veio a mim, e é isso que fica", acrescentou.

O ciclo de Bernardinho à frente da seleção masculina de vôlei durou 16 anos. O anúncio de sua saída foi feito na sede da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), no Rio de Janeiro. Renan dal Zotto será o novo comandante da seleção. No último ciclo, ele ficou como diretor de seleções da CBV.

Embora não seja mais treinador, Bernardinho não estará longe da seleção brasileira. De acordo com o diretor de seleções da CBV, Radames Lattari, ele ocupará o cargo de coordenador-técnico ou consultor da equipe.

"O Bernardo será coordenador da seleção masculina e fará também um trabalho com a base, porque ele gosta bastante deste trabalho de formação. Ele falou, naquele estilo bem Bernardinho, que não se importa com nomenclatura. O que ele quer é ajudar".

Homenagem de Bruninho

No Instagram, o levantador Bruninho, filho de Bernardinho, dedicou homenagem ao pai. "Descrever mais de 20 anos entre seleção feminina e masculina são difíceis de dizer. Essa imagem que você merece depois de tantos anos. Toda tua dedicação, paixão e amor pelo que faz são inspirações pra todas as gerações. Obrigado por tudo!!! E que venham novos desafios na tua vida!", publicou.