Topo

Renan Dal Zotto diz ter pedido "aval" de Bernardinho para assumir a seleção

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/01/2017 16h38

No mesmo dia em que anunciou a saída de Bernardinho do comando técnico da seleção brasileira de vôlei, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) apresentou seu substituto. A equipe campeã olímpica terá como treinador o ex-jogador Renan Dal Zotto.

Em sua primeira entrevista coletiva, Dal Zotto afirmou ter pedido “aval” de Bernardinho para substituí-lo no cargo. “Quando fiquei sabendo do convite, a primeira coisa foi falar com o Bernardo. Precisava da colaboração, apoio e parecer dele. Ele merece esse tempo (de descanso), mas nas nossas conversas eu fiz questão que a primeira condição para eu aceitar era o Bernardo dentro do processo”.

Questionado sobre a formação da comissão técnica, Dal Zotto disse que pretende mantar a base formada por Bernardinho. “Sempre depois da Olimpíada é uma fase de transição. Exclusivamente da parte técnica, eu gostaria de manter a base formada, até porque tem profissionais ali extremamente qualificados, o que vai ser muito importante nesse trabalho”.

Sem trabalhar como treinador há oito anos, Dal Zotto admitiu que precisará de um tempo para se readaptar ao cargo. “Isso é algo que parei para pensar. Se o presidente tivesse me convidado um ano antes da Olimpíada, eu não teria aceitado. Hoje estamos começando um novo ciclo e eu, a partir desse fim de semana, já vou começar a acompanhar a Superliga, o Campeonato Italiano. Vou estar dentro. A ideia agora é arregaçar a manga e começar”.

De acordo com o atual diretor de seleções, Radamés Lattari, a escolha de Renan Dal Zotto partiu de ‎Walter Toroca Pitombo Laranjeiras, presidente da CBV. “Ele escolheu, dentre tantos nomes bons que temos no vôlei brasileiro, um nome que ele achava que poderia dar continuidade ao trabalho do Bernardo”.

Aos 56 anos, Dal Zotto atuou como diretor de seleção da CBV nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Como jogador, Renan conquistou a medalha de prata em Los Angeles-1984.

Quer receber notícias de vôlei de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.