Topo

Vôlei

Liberada por federação, 1ª trans do vôlei brasileiro estreia neste domingo

Reprodução / Arquivo pessoal
Isabelle Neris, 25, vai ser a primeira atleta trans em competições femininas de vôlei no Brasil Imagem: Reprodução / Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

05/03/2017 04h00

O domingo (05) será especial para Isabelle Neris, 25, que vai estrear com a camisa do time Voleiras em um torneio amador de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Não só para ela, no entanto: a presença da jogadora representará um momento histórico para todo o vôlei do país. Autorizada pela FPV (Federação Paranaense de Voleibol), Isabelle será a primeira atleta transexual registrada em um time feminino do país.

Isabelle entrou para a equipe em maio de 2016 e já participou de dois torneios amadores femininos. Em ambos, relatou ter sido vítima de preconceito. Na última quinta-feira (02), depois de um trâmite burocrático, as Voleiras conseguiram liberação para usar a atleta em partidas oficiais.

Para isso, foi necessário apresentar documento de mudança de nome civil, identidade social e resultados de testes hormonais. Isabelle precisou provar que não tem nível de testosterona superior ao de outras atletas – ela faz tratamento desde os 17 anos.

A liberação da jogadora segue uma tendência global. A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) permitiu que a brasileira Tiffany Abreu, que também é trans, atuasse com mulheres na Itália.

“A partir de que começou a repercutir as informações sobre ela, eu tomei coragem e conversei com a comissão técnica do meu time e falei: ‘se ela pode, é um sonho possível, então eu também posso’”, contou Isabelle ao site “Paraná Portal”.

A estreia de Isabelle está agendada para 12h (de Brasília). O torneio de São José dos Pinhais servirá como preparação para a Taça Curitiba, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de março – a jogadora também será inscrita.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!