Topo

Brasil supera frio de Curitiba e vence em estreia na fase final da Liga

Brasileiros vibram com ponto contra o Canadá - Divulgação/FIVB
Brasileiros vibram com ponto contra o Canadá Imagem: Divulgação/FIVB

Leandro Carneiro

Do UOL, em Curitiba

04/07/2017 17h08

A estreia da seleção brasileira na Liga Mundial foi com sofrimento. E não foi devido às baixas temperaturas de Curitiba - o termômetro na quadra montada na Arena da Baixada estava em 16ºC. A equipe teve dificuldade para vencer o Canadá por 3 sets a 1, parciais de 25-21, 17-25, 25-19 e 25-19.

O resultado deixa o Brasil em excelente situação para o último jogo do grupo contra a Rússia, na quinta-feira. Se os canadenses perderem para os russos na quarta-feira, a seleção entrará em quadra classificada para a semifinal, brigando apenas pela liderança.

O Brasil não teve tranquilidade em nenhum momento da partida. Sempre que conquistava uma vantagem, os canadenses se aproximavam e até viraram em algumas situações. O momento mais difícil do duelo foi na segunda parcial, quando o Canadá abriu grande vantagem.

Veja o que de melhor rolou no jogo:

Melhor em quadra

Mais uma vez foi o oposto Wallace a assumir a responsabilidade de conduzir o Brasil para a vitória. Ele conseguiu pontuar em todos os fundamentos e saiu como o melhor em quadra.

Erro no video-check

O sistema até funcionou durante a partida, mas o público e os jogadores não puderam conferir a imagem no telão. Em diversos momentos do jogo, os atletas reclamaram por não ver o lance. No quarto set, foi explicado que um problema estava ocorrendo nas imagens, apesar do sistema funciona.

Franceses roubam a atenção

N'Gapeth é tietado durante jogo do Brasil - Leandro Carneiro/UOL - Leandro Carneiro/UOL
Imagem: Leandro Carneiro/UOL

Enquanto os brasileiros sofriam dentro da quadra, os franceses fizeram a alegria dos torcedores. Os atletas vieram para a quadra acompanhar o duelo do time da casa antes de disputarem suas partidas. Vários fãs foram até os atletas para tirar selfie e tietar no terceiro set do duelo.

Público bom

Torcida marca presença em jogo do Brasil - Divulgação/FIVB - Divulgação/FIVB
Imagem: Divulgação/FIVB

Para a partida, cerca de 5 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. Mas, o estádio encheu bem para o duelo, nada perto da lotação de 28 mil lugares. Os lugares próximos da quadra estavam quase todos ocupados. Nas arquibancadas superiores da Arena da Baixada, o público teve uma boa concentração nas laterais do estádio.

Clima pesado

Foram só três pontos na partidas para o clima esquentar entre os atletas. Wallace pontuou e encarou o rival. O juiz chamou Bruninho e Perrin, os dois capitães, na rede para conversar. Depois de um debate entre ambos, o jogo seguiu em clima mais ameno até com diálogos durante a partida.

Aquecedores

Foi uma reclamação de quase todas as equipes depois dos treinos na Arena da Baixada. Para início da competição, quatro aquecedores foram instalados próximos da área em que ficam os atletas reservas, o que ajudou a manter o aquecimento deles. O projeto inicial não previa a presença de aquecedores na quadra. Quando foi palco do UFC, há um ano, climatizadores também foram utilizados.

Roupa térmica

Duelo na rede com todos jogadores com proteções - Divulgação/FIVB - Divulgação/FIVB
Imagem: Divulgação/FIVB

Mesmo com a ajuda artificial, os jogadores resolveram adotar uma camisa térmica para a partida. Apenas Lucão e Wallace, dentre os titulares, optaram por entrar em quadra com os braços de fora. Do lado do Canadá, todos, exceto o líbero Blair Bann estavam com a proteção extra.