Topo

Após Superliga, Tiffany Abreu faz cirurgia de feminização facial na Espanha

reprodução/Instagram
Imagem: reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 17h23

Eliminada nas quartas de final da Superliga feminina, Tiffanny aproveitou o fim da temporada para realizar um procedimento estético. Nesta quarta-feira (9), a atleta trans veio a público comunicar o sucesso de uma cirurgia de feminização facial realizada na Espanha.

“Cirurgia com Facial Team [nome da clínica] ocorreu tudo bem, agora é só se recuperar. Obrigada a todos que deram força”, escreveu a jogadora em uma story no Instagram - dias antes, ela havia postado uma foto em Málaga (veja abaixo). A operação realizada foi a de confirmação de gênero facial.

As cirurgias de feminização facial são conjuntos de procedimentos que suavizam traços faciais percebidos como masculinos, de modo que o paciente fique mais confortável com a identificação visual de seu gênero no próprio rosto.

“É por esta razão que uma pessoa que se encontra no processo de transição de gênero pode buscar esta cirurgia com o objetivo de uma integração mais fácil, no local de trabalho, com a família e na sociedade em geral. A cirurgia é muito procurada por mulheres transgênero que frequentemente sofrem com a discriminação, violência ou situações ainda piores”, diz o site.

A Facial Team destaca que a cirurgia é indicada também para mulheres cis (que se identificam com o gênero designado no nascimento; isto é, mulheres que não são trans) com “frentes muito proeminentes ou para qualquer pessoa que tenha uma mandíbula muito larga”.

Criada em 2008, na Espanha, e trazida ao Brasil em 2011, a equipe conta com especialistas em cirurgia plástica, cirurgia bucomaxilofacial, implante capilar, endocrinologia, psicologia e fonoaudiologia. A página internacional da Facial Team faz campanhas a favor dos direitos e da visibilidade de pessoas trans.