Topo

Brasil bate Sérvia na semi e repete final com a Polônia no Mundial de Vôlei

Lipe e Thales comemoram ponto em Brasil x Sérvia  - Massimo Pinca/Reuters
Lipe e Thales comemoram ponto em Brasil x Sérvia Imagem: Massimo Pinca/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/09/2018 13h34

Pela quinta vez consecutiva, o Brasil está na final do Campeonato Mundial de Vôlei. A vaga na decisão veio depois de vitória sobre a Sérvia por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/21 e 25/22, neste sábado (29), em Turim, na Itália.

A final será neste domingo (30), às 16h15 (de Brasília), diante da Polônia, atual campeã mundial, derrotando a seleção brasileira na decisão de quatro anos atrás.

Os poloneses se garantiram na final após bater os Estados Unidos por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 20/25, 23/25, 25/20 e 15/11, também em Turim.

O Brasil chegou para o jogo com retrospecto favorável e havia vencido os adversários em sets diretos nas duas partidas realizadas na Liga das Nações deste ano. A seleção foi melhor durante toda a partida. Foi assim logo no princípio do confronto.

O Brasil esteve impecável e na primeira parada técnica a equipe vencia por 8 a 4. Bruninho e Lucão mostravam o entrosamento de sempre e eram uma arma da seleção. Mas a seleção cometeu algumas falhas e o placar ficou apertado

Neste momento, valeu a qualidade e a experiência dos atuais campeões olímpicos. A vantagem foi recuperada e coube a Douglas Souza, destaque no primeiro set, virar a última bola e fechar a parcial em 25/22 para o Brasil.

O segundo set começou mais enroscado até a segunda parada técnica, mas a seleção soube prevalecer na hora da decisão. O time abriu vantagem de quatro pontos logo após a segunda parada técnica. Daí em diante, foi administrar o placar para levar o segundo set com parcial de 25/21.

O set que fez do Brasil finalista do Campeonato Mundial teve os sérvios tentando catimbar e abrindo 3 a 0. Experiente, o time brasileiro não caiu na provocação e logo encostou no placar. Como ocorreu nas outras parciais, a seleção foi melhor nos momentos decisivos e venceu.