! Ricardo e Emanuel conquistam Brasileiro em Fortaleza - 07/12/2002 - UOL Esporte - Vôlei de praia

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  07/12/2002 - 15h42
Ricardo e Emanuel conquistam Brasileiro em Fortaleza

Lancepress!
No Rio de Janeiro

Ricardo e Emanuel são os campeões brasileiros de 2002 de vôlei de praia. A dupla conquistou o título da temporada ao derrotar Guto e Jorge por 2 a 0 (18-10, 18-14), e garantir uma vaga nas semifinais da última etapa do Circuito Brasileiro, realizado na praia de Iracema, em Fortaleza.

Como eles tinham vantagem de 140 pontos sobre Benjamim e Márcio, vice-líderes do circuito, a vaga entre as quatro melhores duplas do torneio garntiu o título brasileiro antecipado.

"Foi a vitória da superação. Entramos em quadra concentrados, sabendo que tínhamos que jogar como se fosse a final do torneio. Buscamos o resultado desde o início e acho que essa determinação fez a diferença dentro da partida. Estou muito feliz com o título e agora é jogar bem as últimas partidas para tentar vencer também a etapa", disse Ricardo, que conquistou seu primeiro título brasileiro.

Já Emanuel comerou seu quarto título brasileiro. Após a partida, ele dedicou a vitória ao parceiro Ricardo, que segundo ele, foi o melhor jogador do ano.

"Não tive um primeiro semestre muito bom. Ao contrário do Ricardo, que ganhou cinco etapas do Circuito Brasileiro jogando com parceiros diferentes e foi campeão de três etapas do Circuito Mundial, das quais duas eram Grand Slams. Tenho certeza que só consegui meu quarto título brasileiro porque estava do lado de um jogador excepcional. Por tudo isso ele merece todas as honras dessa nossa conquista", avaliou Emanuel.

O objetivo da dupla agora é descansar por 20 dias e reiniciar os treinamentos em 2003. Como será um ano ano muito importante, pois definirá as duplas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, os atletas não querem iniciar a preparação muito tarde.

"Ano que vem será um ano muito competitivo para o vôlei de praia. As duplas vão vir muito fortes, pois todos vão estar de olho na vaga para Atenas. Precisamos iniciar bem o ano, para entrarmos nas competições em igualdade de condições com as outras duplas. Qualquer descuido pode fazer a diferença na hora de conquistar a vaga. Com certeza não podemos correr esse risco", explicou Emanuel, que foi considerado pela Federação Internacional de Vôlei o jogador da década de 90.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias