! Emanuel e Ricardo vencem americanos e conquistam título mundial - 17/10/2003 - UOL Esporte - Vôlei de praia

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  17/10/2003 - 10h47
Emanuel e Ricardo vencem americanos e conquistam título mundial

Da Redação
Em São Paulo

Ricardo e Emanuel conquistaram na manhã desta sexta-feira, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, o título do Circuito Mundial masculino de vôlei de Praia. Com isso, eles fizeram uma dobradinha brasileira, já que, no feminino, a vitória ficou com Sandra Pires e Ana Paula.

Para chegar ao título, eles precisaram apenas se classificar para as quartas-de-final da última etapa da competição. Eles derrotaram os norte-americanos Fonoimoana e Wong por 2 sets a 0, com parciais de 21-12 e 22-20.

Com esse resultado, Ricardo e Emanuel somaram 480 pontos e chegaram a 3.432 pontos. Sendo assim, os brasileiros Márcio e Benjamin, que são seus únicos adversários, só podem chegar a 3.396, caso conquistem o título em Copacabana.

A partida desta sexta-feira foi um duelo particular entre Ricardo e Fonoimoana. Eles se enfrentaram na final das Olimpíadas de Sydney, em 2000. Na ocasião, o norte-americano, jogando ao lado de Blanton, ganhou por 2 a 0 do brasileiro, que atuava com Zé Marco.

Foi ainda o quinto título mundial conquistado por Emanuel. Ele já havia se sagrado campeão do Circuito em 1996 e 1997, jogando ao lado de Zé Marco, em 1999, com Loiola, e em 2001, com Tande. Emanuel também tem quatro títulos brasileiros, inclusive o de 2002, com Ricardo.

Ricardo, por sua vez, conquistou o Mundial pela segunda fez, já que, em 2000, havia sido campeão ao lado de Zé Marco. O Brasil ainda retomou a hegemonia do vôlei de praia masculino, pois, no ano passado, o título mundial foi dos argentinos Conde e Baracetti.

Ricardo e Emanuel têm quatro títulos entre as dez etapas disputadas nesta temporada. Eles foram campeões em Stavanger (Noruega), Marselha (França), Espinho (Portugal) e Los Angeles (EUA). Eles também subiram ao pódio em Berlim, ficando em terceiro lugar.

O Jogo

Ricardo e Emanuel dominaram praticamente toda a partida, passando sufoco apenas no fim do segundo set. No primeiro, eles começaram a abrir vantagem a partir do décimo ponto. Com boa marcação em cima do ataque norte-americano, eles dominaram amplamente até fechar em 21-11.

Na segunda série, os brasileiros começaram a deixar Fonoimoana e Wong para trás também no décimo ponto. Os americano, depois de estarem perdendo por 15-10, se recuperaram e empataram em 16 pontos.

Ricardo e Emanuel ainda fizeram 18 a 16, mas os americanos voltaram para o jogo. Quando a partida ficou no estado de maior tensão, os brasileiros conseguiram um contra-ataque para fechar a partida em 22-20.

Nas quartas-de-final, eles vão enfrentar o vencedor do confronto entre os alemães Dieckmann e Scheuerpflug e os brasileiros Fred e Brazão. Eles só poderão encontrar Márcio e Benjamin em uma hipotética final.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias