! Rivais mudam para tentar superar campeões mundiais - 17/05/2005 - UOL Esporte - Vôlei de praia
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  17/05/2005 - 11h19
Rivais mudam para tentar superar campeões mundiais

Da Redação
Em São Paulo

Os medalhistas olímpicos e campeões mundiais Adriana Behar/Shelda e Ricardo/Emanuel começam a partir desta quarta-feira, em Xangai, na China, a caminhada para manter a supremacia no Circuito Mundial de vôlei de praia. E pelo menos "em casa" vão ter que tomar cuidado com os novos adversários.

NOVAS DUPLAS
Márcio/Fábio Luiz
Harley/Benjamin
Ana Paula/Leila (ou Shaylyn)
Sandra/Ágatha
As outras duas duplas olímpicas não existem mais. No feminino, Sandra desfez a parceria com Ana Paula e agora joga com Ágatha, equanto Ana Paula se prepara para jogar com Leila. Em Xangai, entretanto, ela continuará com Shaylyn, sua parceira das primeiras etapas do Circuito Brasileiro. No masculino, Márcio agora é parceiro de Fábio Luiz, enquanto Benjamin forma nova dupla com Harley.

E as mudanças têm surtido efeito. Adriana Behar/Shelda e Ricardo/Emanuel não conseguiram ganhar nenhuma das seis etapas disputadas até o momento no Circuito Brasileiro.

No masculino, Márcio e Fábio Luiz dominam amplamento, com cinco vitórias. Harley e Bejamin também apresentam um bom desempenho, tendo subido ao pódio em quatro etapas. Já Ricardo e Emanuel só conseguiram dois vices, em Florianópolis e Goiânia.

CAMPEÕES MUNDIAIS
1993 - Franco/Roberto Lopes (BRA) - Mônica/Adriana (BRA)
1994 - Jan Kvalheim/Bjorn Maaseide (NOR) - Isabel/Roseli (BRA)
1995 - Franco/Roberto Lopes (BRA) - Jaqueline/Sandra (BRA)
1996 - Zé Marco/Emanuel (BRA) - Jaqueline/Sandra (BRA)
1997 - Zé Marco/Emanuel (BRA) - Adriana Behar/Shelda (BRA)
1998 - Guilherme/Pará (BRA) - Adriana Behar/Shelda (BRA)
1999 - Loiola/Emanuel (BRA) - Adriana Behar/Shelda (BRA)
2000 - Ricardo/Zé Marco (BRA) - Adriana Behar/Shelda (BRA)
2001 - Tande/Emanuel (BRA) - Adriana Behar/Shelda (BRA)
2002 - Martin Conde/Mariano Baracetti (ARG) - Misty May/Kerri Walsh (EUA)
2003 - Ricardo/Emanuel (BRA) - Ana Paulo/Sandra (BRA)
2004 - Ricardo/Emanuel (BRA) - Adriana Behar/Shelda (BRA)
Na disputa feminina, quem dá as cartas é Larissa e Juliana. A dupla, vice-campeã mundial no ano passado, ganhou quatro etapas e conseguiu dois vice-campeonatos. As outras duas etapas do ano foram vencidas por Ana Paula e Shaylyn. Adriana Behar e Shelda, prata em Atenas-04, vivem um drama parecido com o de Ricardo e Emanuel, ouro na Grécia. Elas conseguiram apenas três pódios no Circuito Brasileiro, com três vice-campeonatos (em Florianópolis, Campo Grande e Sinop).

Se os campeões mundiais têm enfrentado problemas com os novos rivais caseiros, "fora de casa" os adversários são bem conhecidos. Apesar dos títulos, Ricardo e Emanuel ocupam a segunda colocação no ranking mundial, atrás dos suíços Heuscher e Kobel, medalhas de bronze em Atenas. Já Behar e Shelda precisam tomar cuidado com as norte-americanas May e Walsh, atuais campeãs olímpicas.

O Brasil é senhor absoluto do Circuito Mundial de vôlei de praia. Das 12 edições já disputadas, o país só não ficou com o título em dois torneios masculinos (1994 e 2002) e um feminino (2002).

A temporada 2005 do Circuito Mundial conta com 16 etapas. O Brasil recebe os atletas em outubro, em Salvador. O campeonato acaba em novembro, na África do Sul.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias