UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/06/2005 - 16h41

Brasil Telecom troca Brasília por São Bernardo no início da temporada

Da Redação
Em São Paulo
A equipe feminina de vôlei da Brasil Telecom vai trocar Brasília por São Bernardo do Campo no começo da temporada 2005/2006. O convênio do time com a cidade do ABC paulista foi assinado nesta quinta-feira.

A Brasil Telecom, treinada pelo medalhista olímpico William Carvalho, vai representar a cidade em quatro competições: os Jogos Regionais, a Copa São Paulo, o Campeonato Paulista e os Jogos Abertos do Interior.

A equipe irá se apresentar na segunda quinzena de julho, com o objetivo de pegar ritmo de jogo para a disputa da Superliga Nacional -a principal competição do calendário que terá início em dezembro.

A estréia da Brasil Telecom está prevista para o dia 25 de julho, data da primeira partida dos Jogos Regionais, que terá sede em Praia Grande. O mando de quadra da equipe será o Ginásio Poliesportivo Cidade de São Bernardo, mesmo local dos treinamentos. O elenco retorna a Brasília após o Campeonato Paulista.

De acordo com o consultor técnico do time, Renan Dal Zotto, medalhista olímpico ao lado de William, os primeiros contatos foram feitos no primeiro semestre de 2004. "São Bernardo do Campo já tinha interesse que fôssemos seus representantes na temporada passada, o que acabou não acontecendo. Os contatos continuaram durante e Superliga e, desde então, tivemos várias reuniões. Nos últimos dois meses, acertamos os detalhes finais e definimos as responsabilidades de cada parceiro", contou.

No momento da decisão, a infra-estrutura que a cidade do Grande ABC possui no voleibol foi um dos fatores decisivos. "É fantástica, uma das melhores do Brasil. Além disso, conhecemos os profissionais de São Bernardo e todos têm muita credibilidade. Foi um acordo que beneficiou ambas as partes", acrescentou Renan.
Na última temporada, São Bernardo foi a casa do Banespa/Mastercard, campeão da Superliga masculina.

Treino
O técnico William está animado com o fato do grupo adquirir mais experiência, ritmo de jogo e entrosamento para a Superliga. "O objetivo é disputar cerca de 34 partidas antes do campeonato nacional. Estamos muito otimistas, porque neste ano iniciamos cedo o trabalho. A pré-temporada está do jeito que planejamos", garantiu.

No ano passado, o elenco participou do Campeonato Carioca como convidado. "A competição inclui apenas um turno. No Paulista, há dois turnos e ainda os playoffs, reunindo os principais times do país. Isto sem contar que as equipes que participam do Campeonato Paulista são praticamente as mesmas que disputam os Abertos e os Regionais. Será muito importante estarmos nestas competições para adquirirmos experiência para a Superliga", concluiu o treinador.

O Grande ABC traz ótimas lembranças para William Carvalho. Afinal, foi na Uniban/São Bernardo que o treinador levantou o título de campeão da Superliga feminina, na temporada 1998/1999. No ano seguinte, no comando do MRV/São Bernardo, ele conquistou o título paulista.

"Sempre fui muito feliz trabalhando em São Bernardo do Campo. Espero ter a mesma sorte com a Brasil Telecom", disse.

O técnico de 50 anos nasceu em São Paulo, mas mudou-se para a vizinha Santo André aos 17. E foi representando esta cidade que ele conquistou outras glórias como jogador da Pirelli, extinta em 1993. Nos 14 anos que defendeu o clube, sagrou-se nove vezes campeão paulista, seis vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão sul-americano, duas vezes campeão intercontinental e uma vez campeão mundial.

Para esta temporada, a equipe comandada por William Carvalho contratou oito atletas. São elas as levantadoras Fernandinha (ex-Pinheiros) e Flávia Fernanda (que veio do Koniz, da Suíça), as ponteiras Alessandra (ex-Sesi, de Uberlândia) e Juliana Costa (ex-Campos), a oposto Fernanda Berti (ex-São Caetano), as centrais Fernanda Ísis (ex-Macaé Sports) e Flávia Cristina (que atuava no Campos) e a líbero Stephany (ex-Campos).

Além destas novidades, o time da Brasil Telecom tem cinco atletas que renovaram contrato: as ponteiras Thaís, Tandara, Denise e Dayna e a meio-de-rede Juciely.

Hospedagem: UOL Host