UOL Esporte Vôlei
 
04/01/2007 - 22h03

Minas vence e retoma liderança da Superliga; Douglas se aposenta

Da Redação*
Em São Paulo
Com facilidade, o Telemig Celular/Minas venceu o Ingá/Álvares/Vitória por 3 sets a 0, com parciais de 25-23, 25-18 e 25-20, na noite desta quinta-feira, em casa, pela sétima rodada da fase classificatória da Superliga masculina de vôlei.

DOUGLAS ANUNCIA APOSENTADORIA
AFP
A noite foi marcada também pelo anúncio da aposentadoria do meio-de-rede Douglas Chiarotti, do Minas, campeão olímpico em Barcelona-1992. O atleta passou por uma cirurgia no joelho no início do ano passado e estava se recuperando, mas chegou à conclusão de que era a hora de parar.

"Depois da operação não consegui voltar a fazer o que sempre fiz e isso estava me machucando. Esta foi uma decisão muito difícil de tomar, mas estou tranqüilo. Graças a Deus tive uma carreira muito boa como atleta, fiz o meu melhor e agradeço ao Minas, aos torcedores, e a todos que me apoiaram ao longo destes 25 anos", afirmou.

Douglas disse ainda que não quer ficar longe das quadras e que gostaria de seguir a carreira de técnico. "Minha meta agora é estudar e me aperfeiçoar para poder começar como técnico", completou.

Entre os principais títulos conquistados na carreira como atleta estão o de campeão da Liga Mundial de 1993 e da Copa dos Campeões em 1997, o de bicampeão da Superliga pelo Minas (2000/01 e 2001/02) e campeão da Superliga 2005/06 pela Cimed.
O resultado positivo fez com que o time de Belo Horizonte reassumisse a liderança da competição, com 12 pontos. A equipe dirigida pelo técnico Mauro Grasso e que entrou em quadra com o melhor ataque do torneio ainda não foi superada depois de seis jogos.

O Minas tem campanha semelhante à Cimed, atual campeã, que também não perdeu em seis partidas, mas aparece em vantagem nos critérios de desempate, deixando o representante de Santa Catarina na segunda colocação.

Já o time de Vitória, que faz sua estréia na Superliga na temporada 2006-2007 e contava, antes dessa rodada, com o melhor bloqueio da competição, segue com retrospecto irregular, com duas vitórias em quatro partidas, somando oito pontos.

Mesmo apoiados pela torcida mineira, os donos da casa tiveram dificuldade no início da partida, mas se recuperaram e fecharam o primeiro set com dois pontos de vantagem, 25-23.

Nas duas parciais seguintes, o domínio foi do Minas. O visitante deu mostras de que poderia equilibrar o confronto, mas não conseguiu segurar o ataque mineiro e acabou perdendo por 3 a 0.

"A liderança não importa muito. O que vale é que os jovens estão jogando muito bem e crescendo. Começamos a partida meio apáticos, meio desconfortáveis, mas depois a adrenalina aumentou e fomos bem melhores", comentou o técnico Mauro Grasso, à Sportv.

O veterano meio-de-rede Toaldo, do time capixaba, acha que sua equipe realizou uma boa partida. "O Telemig Minas é o favorito ao título da Superliga. Mesmo assim, tivemos a oportunidade de ganhar o primeiro set, mas acabamos perdendo pelos nossos próprios erros. Principalmente em saques. A partir do segundo set, o Minas forçou muito o saque e dificultou o nosso passe."

UNISUL VENCE E ENCOSTA NO TOPO
Divulgação
Jogadores da Unisul festejam nova vitória
Assim como Minas e Cimed, a Unisul/Nexxera também soma 12 pontos na competição, mas aparece na terceira colocação.

A sexta vitória em sete confrontos veio nesta quinta, com os tranqüilos 3 sets a 0 sobre o adversário catarinense Barão/Blumenau, com 23-25, 19-25 e 16-25, na casa do rival.

"Melhoramos em todos os fundamentos, principalmente no saque, que tivemos poucos erros durante a partida. Fico tranquilo porque tivemos melhor padrão de jogo e muita calma e paciencia nos momentos dificeis", disse o técnico da Unisul, Carlos Augusto, o Chiquita.
PÁGINA DA SUPERLIGA MASCULINA
Mais quatro jogos movimentaram a rodada desta quinta-feira. O Fátima/UCS venceu o On Line/São Leopoldo por 3 a 0, com 25-17, 25-21 e 25-22, e passou para a quarta posição, com 11 pontos.

O Shopping ABC/Santo André, agora em sexto, também com 11 pontos, sofreu para superar o Lupo/Náutico por 3 a 2, com 25-15, 14-25, 25-20, 17-25 e 15-10.

Com o mesmo número de pontos que os rivais mais em desvantagem no desempate, a Ulbra/Uptime, que está em sétimo, visitou o Bento Vôlei e bateu o oponente por 3 a 1, com 24-26, 25-22, 25-18 e 25-17.

Já o Sada/Betim aproveitou a vantagem de jogar em casa e passou com tranqüilidade sobre o São Caetano/Tamoyo, por 3 a 0, com 25-21, 25-14 e 25-19.

A oitava rodada começa no sábado, com Betim x Vitória, e Banespa x Náutico, ambos às 17h, Santo André x Vôlei Futuro, às 17h30, UCS x Ulbra, às 18h, Blumenau x Cimed, às 20h, e Bento x São Leopoldo, às 20h30. O complemento acontece no domingo, com o jogo entre Minas x São Caetano, às 18h.

*atualizada às 23h17

Veja também

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host