Topo

Desfecho do julgamento do pedido de fiança de Pistorius é adiado para quarta

Do UOL, em São Paulo

19/02/2013 09h54

O desfecho do julgamento do pedido de fiança do campeão paraolímpico Oscar Pistorius foi adiado para esta quarta-feira. Promotor do caso, Gerrie Nel solicitou que o processo tivesse sequência apenas no dia seguinte, para que pudesse consultar o responsável pelas investigações, Hilton Botha. A acusação quer que o campeão paraolímpico seja julgado por assassinato premeditado da modelo Reeva Steenkamp, namorada do atleta.

Como prova de acusação, Nel afirma que Pistorius colocou suas próteses para perseguir a modelo após a discussão. Roupas e um estojo de maquiagem da modelo estariam na casa, o que contrariaria as alegações da defesa de que o corredor não soubesse da presença de Steenkamp no local.

A defesa de Pistorius tentou desqualificar as acusações de premeditação e manteve a tese de crime acidental. De acordo com o advogado Barry Roux, o fato dos disparos terem ocorrido através da porta comprovariam que o atleta confundiu a namorada com um possível invasor, tendo atirado sem a intenção de matar da modelo.

“Não consigo entender como eu poderia ser acusado de assassinato, muito menos um assassinato premeditado, se não tinha a intenção de matar a minha namorada Reeva Steenkamp", disse Pistorius, em depoimento lido pelo advogado de defesa.

A versão contada pelo atleta afirma que o casal estava dormindo quando Pistorius se levantou para fechar a janela da sacada de sua casa e ouviu um barulho estranho no banheiro. Acreditando que a namorada estava na cama, o atleta achou se tratar de um invasor e disparou quatro vezes contra a porta do cômodo. Ao acender as luzes, o campeão olímpico teria percebido o engano e tentou salvar a modelo, mas sem sucesso.

Pistorius chorou muito durante todo o julgamento da fiança, principalmente na divulgação de seu depoimento. A leitura precisou ser interrompida pelo advogado de defesa para que o atleta pudesse se recompor, auxiliado por familiares.

O corpo de Reeva Steenkamp foi cremado nesta terça-feira, em uma cerimônia restrita em Port Elizabeth. A modelo foi encontrada morta com quatro tiros e ferimentos no crânio na quinta, na casa de Pistorius. A polícia achou um taco de críquete ensanguentado no local, mas não divulgou oficialmente os resultados da perícia no objeto.

Pistorius está preso desde a morte de Steenkamp. Ídolo do atletismo, o velocista conhecido como "Blade Runner" usa próteses de fibras de carbono nas pernas. Ele foi o primeiro atleta amputado das duas pernas a competir em Olimpíada. Em Londres, ele alcançou as semifinais da prova dos 400 m - ele também fez parte da equipe de revezamento 4x400 m da África do Sul.

CONFIRA AS VERSÕES DA PROMOTORIA E DA DEFESA SOBRE O CRIME

  • PROMOTORIA
    - Assassinato premeditado
    - Pistorius se levantou da cama, colocou suas próteses, pegou a arma e caminhou sete metros até o banheiro, onde atirou quatro vezes contra a namorada
    - Ainda que fosse um invasor, crime seria considerado premeditado
    - Questionou por que um invasor se trancaria no banheiro

    DEFESA
    - Morte acidental
    - Pistorius se levantou para fechar a porta da sacada e ouviu um barulho estranho. Achando que a namorada estivesse na cama, pensou se tratar de um invasor e disparou
    - Dorme armado devido ao medo da criminalidade de Pretória. Disse já ter sido vítima de assalto
    - Arrombou a porta para tentar salvar a modelo, após perceber o engano