Topo

CBB minimiza problemas com seguros e nega preocupação para o Pré-Olímpico

Rafael Luz é um dos atletas da seleção brasileira masculina que estão sem seguro - Gaspar Nobrega/Divulgação/CBB
Rafael Luz é um dos atletas da seleção brasileira masculina que estão sem seguro Imagem: Gaspar Nobrega/Divulgação/CBB

Daniel Neves

Em São Paulo

08/08/2011 17h02

O atraso no pagamento dos seguros obrigatórios de Marcelinho Huertas, Paulão Prestes, Augusto Lima e Rafael Luz não preocupa a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A entidade afirmou que a questão será solucionada ainda nesta semana e que a situação dos atletas não preocupa para o Pré-Olímpico das Américas.

“Estamos com tudo pronto. Estará tudo resolvido até quarta-feira e acredito que os três atletas do Unicaja estejam à disposição para os amistosos contra o México”, disse Vanderlei Mazzuchini, diretor da seleção brasileira. “Estas coisas não são tão simples como as pessoas acham, tem todo um trâmite burocrático. Não é como na minha época, que você chegava lá e jogava”.

Os quatro atletas em questão ficaram de fora do torneio amistoso vencido pela seleção brasileira no último fim de semana. De acordo com a CBB, os seguros de Paulão Prestes, Augusto Lima e Rafael Luz ainda não foram pagos por culpa do Unicaja Málaga, que enviou a documentação solicitando a garantia somente na semana passada.

“O Unicaja pediu o seguro de seus jogadores somente depois de 20 dias de treinamentos. A partir do momento que eles enviaram esta carta, pudemos correr atrás disso”, comentou Mazzuchini. “Procuramos 10 seguradoras na Europa. Mas, com a crise econômica por lá, apenas uma aceitou fazer este tipo de seguro de alto risco. No Brasil nenhuma quis fazer”.

Outro atleta que ainda não teve seu seguro pago pela CBB é Marcelinho Huertas, que ainda negocia seu futuro no basquete europeu e viajou para a Espanha para resolver a questão. De acordo com o Blog Bala na Cesta, o armador negocia sua transferência para o Barcelona.

“O Huertas viajou para solucionar a situação dele. Ele nos pediu para não comentarmos nada e atendemos, pois poderia prejudicar as negociações. Sem contrato não existe seguro, então precisamos esperar uma resolução. Mas não existe risco dele não disputar o Pré-Olímpico, tudo deve estar resolvido ainda nesta semana”, afirmou Mazzuchini.

Além da ausência dos quatro atletas, os primeiros jogos amistosos do Brasil neste período preparatório tiveram o desfalque do pivô Tiago Splitter, que sentiu um desconforto muscular e foi poupado pela comissão técnica. A seleção masculina volta a jogar na próxima quinta-feira, em São Paulo, em amistoso contra o México.

Já a estreia no Pré-Olímpico das Américas será no dia 30 de agosto, contra a Venezuela. As duas equipes integram o grupo A, ao lado de Canadá, República Dominicana e Cuba.