Topo

Brasil mostra defesa arrasadora e massacra o Canadá em teste para o Pré-Olímpico

Marquinhos foi um dos destaques do Brasil na vitória tranquila sobre o Canadá - Daniel Marenco/Folhapress
Marquinhos foi um dos destaques do Brasil na vitória tranquila sobre o Canadá Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/08/2011 20h48

O Brasil passou com louvor na primeira das três ‘provas de fogo’ que terá antes do Pré-Olímpico das Américas. Com uma defesa sólida e um desempenho arrasador no primeiro quarto, os comandados de Rubén Magnano atropelaram o Canadá por 88 a 70, nesta quarta-feira, em Foz do Iguaçu, pela primeira rodada da Copa Tuto Marchand.

MONCHO VÊ BRASIL MAIS BEM PREPARADO

  • Divulgação/CBB

    Ex-técnico da seleção brasileira, o espanhol Moncho Monsalve acompanha de perto a luta do país para voltar às Olimpíadas.

    O técnico admitiu que o time nacional está mais bem preparado do que sob seu comando, mas que a busca pela vaga em Londres-2012 pode ser atrapalhada pelos desfalques. Leia a matéria

Foi a primeira vez que o time nacional enfrentou um candidato à vaga olímpica sob olhares dos torcedores. Nos demais jogos da preparação, vitórias sobre equipes fracas e um triunfo em jogo-treino contra a República Dominicana com os portões fechados.

E a apresentação não poderia ter sido mais convincente. O Brasil apresentou uma defesa sólida, que anulou o adversário na maior parte da partida. O duelo também encerrou as dúvidas sobre as condições físicas de Tiago Splitter, que mostrou estar totalmente recuperado da lesão na coxa direita que o tirou de parte da preparação.

O primeiro tempo foi um verdadeiro massacre brasileiro. O longo tempo de treinamento se refletiu em uma defesa sólida, que engoliu o time canadense nos dois primeiros quartos. No período inicial, impressionantes 24 a 2 para os comandados de Magnano, que utilizou 11 dos 12 atletas que tem à disposição.

A rotação brasileira seguiu grande no segundo quarto, mas o ritmo não caiu. O time verde-amarelo foi para o intervalo com 45 a 20 no placar, com 11 pontos de Guilherme Giovannoni e 10 de Marquinhos.

OPINIÃO DE FÁBIO BALASSIANO

Foi um primeiro tempo como há muito tempo eu não via. É impossível não ficar empolgado com os primeiros minutos do Brasil nesta noite. Pode ser que o adversário não seja mesmo de excelente nível, mas o mais importante foi ver que os conceitos que tanto cobramos estavam todos lá. Deu gosto de ver. Leia o texto completo

“Ele cobrou muito esse começo da gente. Estamos nos posicionando e isto tem feito a diferença. Estamos defendendo muito e nem corremos tanto, estamos jogando bem no contra-ataque”, disse Marquinhos, em entrevista ao Sportv no intervalo.

    PROGRAMAÇÃO DA TUTO MARCHAND

Data19h21h15
25/08 x x
26/08 x x

A larga vantagem no placar fez com que o Brasil diminuísse o ritmo, o que permitiu que o Canadá equilibrasse o confronto no segundo tempo. Magnano manteve uma grande rotação entre os jogadores, mas o Brasil administrou com tranquilidade a larga vantagem para confirmar a vitória.

O triunfo sobre os canadenses dá moral à seleção brasileira para a sequência do torneio preparatório. O time verde-amarelo volta a jogar nesta quinta-feira, quando enfrenta a República Dominicana, às 21h15 (horário de Brasília).

                                    FICHA TÉCNICA: BRASIL 88 X 70 CANADÁ

BRASIL
Marcelinho Huertas (6 pontos), Alex (3), Marquinhos (12), Guilherme Giovannoni (13) e Tiago Splitter (14). Entraram: Rafael Luz (1), Nezinho (0), Vitor Benite (3), Marcelinho Machado (12), Augusto Lima (4), Rafael Hettsheimer (14) e Caio Torres (6)

CANADÁ
Carl English (17 pontos), Jermaine Anderson (2), Andy Rautins (0), Levon Kendall (7) e Joel Anthony (6). Entraram: Jeffrey Cadore (0), Kelly Olynyk (4), Denham Brown (16), Aaron Doonerkamp (0), Jeese Young (0), Jevohn Shepherd (14) e Murphy Burnatowski (4)