Topo

LeBron ganha 1º título mais jovem que Jordan, mas precisa de mais temporadas

Campeão com o Miami Heat, LeBron James ergue o troféu da liga americana - Don Emmert/AFP
Campeão com o Miami Heat, LeBron James ergue o troféu da liga americana Imagem: Don Emmert/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/06/2012 06h00

Desde que entrou na NBA, em 2003, LeBron James é alvo de comparações com Michel Jordan. Na quinta-feira, com o primeiro título do astro na NBA, elas voltaram à tona, já que o ala do Miami Heat levantou o troféu pela primeira vez um ano mais novo do que o ídolo do Chicago Bulls. O ex-jogador, no entanto, precisou de menos temporadas na liga americana para triunfar pela primeira vez.

LEBRON SUPERA FAMA DE AMARELÃO, DÁ SHOW E É CAMPEÃO COM O MIAMI HEAT

  • Ronald Martinez/Getty Images/AFP

    Diante do jogo mais importante de sua carreira, LeBron James brilhou como principal jogador em quadra, anotando um triplo duplo e, finalmente, vencendo seu primeiro anel na carreira. O astro do Miami Heat fez a função de garçom, reboteiro e cestinha na vitória sobre o Oklahoma City Thunder por 121 a 106. A vitória no quinto jogo nesta quinta-feira encerrou a série final da NBA em 4 a 1.

Com a vitória sobre o Oklahoma City Thunder na quinta, no quinto jogo da final da NBA, o Heat de LeBron fechou a série por 4 a 1 e o astro pôde comemorar seu título aos 27 anos de idade – o ala completará 28 em dezembro.

LeBron foi selecionado no Draft de 2003 pelo Cleveland Cavaliers, pulando a faculdade e vindo direto do basquete colegial, aos 18 anos de idade. Jordan, por sua vez, atuou três anos na Universidade da Carolina do Norte, ingressando na NBA aos 21 anos.

Para enfim ganhar seu anel, o protagonista da franquia da Flórida precisou de nove temporadas na NBA. As sete primeiras foram com os Cavaliers, equipe que o escolheu no Draft. Lá, LeBron foi vice-campeão em 2007. No Heat, o título veio na segunda temporada com o time – na primeira, o jogador amargou mais um vice.

Jordan, por sua vez, começou sua trajetória na NBA em 1984. Seu primeiro título veio em 1991 – ou seja, na sétima temporada que disputou na liga americana de basquete.

Por outro lado, o ex-jogador e atual presidente do Charlotte Bobcats entrou mais velho na liga. Por isso, pôde levantar o troféu pela primeira vez aos 28 anos de idade.

Por coincidência, o primeiro título de Jordan também veio em uma final disputada em cinco jogos. Em 1991, os Bulls venceram o Los Angeles Lakers por 4 a 1, mesmo placar do triunfo do Heat neste ano.