Topo

Em festa para Shaq, Kobe dá show e deixa Lakers mais perto dos playoffs

Das agências internacionais, em Los Angeles (Estados Unidos)

03/04/2013 06h47

Na noite em que a camisa número 34 usada por Shaquille O'Neal foi aposentada pelo Los Angeles Lakers, Kobe Bryant deu mais uma mostra de que também terá um exemplar entre as que estão eternizadas no teto do ginásio Staples Center, ao conseguir o 19º triplo-duplo da carreira e conduzir o time californiano a uma importante vitória por 101 a 81 em casa sobre o Dallas Mavericks.

Importante porque o triunfo deixa os Lakers, que sofreram com a falta de entrosamento de suas estrelas em grande parte da temporada regular, mais perto de uma vaga nos playoffs. O time está em nono lugar na Conferência Oeste, com 39 vitórias e 36 derrotas, assim como o Utah Jazz, que ficariam com a vaga nos critérios de desempate.

Além disso, os Lakers obtiveram uma vitória sobre um concorrente direto. O Dallas poderia ter ficado com uma campanha de 37 vitórias e igual número de derrotas, mas agora tem 36 e 38, respectivamente.

Kobe marcou 23 pontos, pegou 11 rebotes e deu 11 assistências em 37 minutos (descansou os últimos 55 segundos). O pivô Dwight Howard foi seu principal coadjuvante, com 24 pontos e 12 rebotes. O também pivô Pau Gasol marcou 14, pegou 10 rebotes e deu 6 assistências, e o ala reserva Earl Clark contribuiu com 17 pontos e 12 rebotes.

Pelos Mavericks, o destaque foi o pivô Chris Kaman, com 14 pontos e 6 rebotes. O ala Dirk Nowitzki teve noite apagada: 11 pontos e 5 rebotes.

O Lakers chegaram a uma marca de nove vitórias nos últimos 11 confrontos diretos de temporada regular contra o Dallas. Além disso, Kobe se tornou o sexto jogador com mais arremessos na história da NBA - chegou a 10.976, empatando com Elvin Hayes.

No intervalo do jogo, a festa foi para Shaquille O'Neal, que teve a camisa 34 com a qual brilhou em sua passagem pelos Lakers aposentada pela franquia, sendo colocada no teto do ginásio Staples Center junto com as de Jerry West (44), Wilt Chamberlain (13), Magic Johnson (32), Kareem Abdul-Jabbar (33), Elgin Baylor (22), Gail Goodrich (25), James Worthy (42) e Jamaal Wilkes (52).

Kobe Bryant, com quem conquistou três títulos pelo time, deixou uma mensagem gravada para a ocasião: "O tempo voa. Felicidades ao ser fisicamente mais feliz que jamais vi. Você fez algo histórico nesta cidade. Jogou em outras equipes, mas sempre se lembrarão de você por jogar em uma. Oficialmente está imortalizado. Você merece, aproveite".

Por sua vez, Phil Jackson, o técnico que o dirigiu nessas conquistas, admitiu que treiná-lo foi uma experiência "mais do que divertida". "Quero te agradecer por sua dedicação, liderança e trabalho duro", declarou pessoalmente.

Acompanhado por seus pais e filhos, o ex-pivô agradeceu no centro da quadra especialmente à família Buss, proprietária da equipe, com ênfase no recentemente falecido Jerry Buss.

Sobre Kobe, com quem chegou a ter uma rixa enquanto jogavam juntos, Shaq não poupou elogios.

"Passei milhões de momentos bons com ele e milhares de ruins. O positivo supera o negativo. Se ganhar três anéis seguidos são maus tempos, não quero os bons. Kobe, você é meu companheiro e meu irmão. Estou orgulhoso de te considerar ambos", afirmou.

CARMELO APROVEITA AUSÊNCIA DE LEBRON E FAZ 50 PONTOS CONTRA O HEAT

  • Garantido na liderança da Conferência Leste, o Miami Heat voltou a poupar LeBron James e Dwyane Wade, que se recuperam de problemas físicos para os playoffs. Melhor para o New York Knicks, que aproveitou a ausência dos astros e contou com uma noite inspiradíssima de Carmelo Anthony para vencer o rival fora de casa por 102 a 90.

    Carmelo teve uma atuação de gala, sendo responsável por quase metade do placar dos Knicks com 50 pontos e 18 arremessos de quadra convertidos. “Ele estava inacreditável. Se recusou a nos deixar perder nesta noite. Fez grandes jogadas e arremessos. Não forçou nada. Algumas coisas são fáceis para grandes jogadores e nesta noite ele fez tudo o que se propôs a fazer”, comentou o técnico Mike Woodson.