Topo

Com homenagens a Oscar e Zico na torcida, Flamengo é bicampeão do NBB

Do UOL, em São Paulo

01/06/2013 11h34

A final do NBB entre Flamengo e Uberlândia na HSBC Arena na manhã deste sábado, no Rio de Janeiro, foi recheada de homenagens ao ídolo do basquete Oscar. O ex-jogador da seleção brasileira e também do time rubro-negro foi lembrado a todo momento durante a partida, que terminou com a vitória do Flamengo por 77 a 70.

As homenagens foram feitas pelos torcedores, que gritavam o nome de Oscar antes e durante os intervalos e levaram faixas para o ídolo, e também pela organização da partida. Imagens da carreira do ex-jogador eram transmitidas no telão da arena.

Oscar, que se recupera da segunda cirurgia para a retirada de um tumor do cérebro, jogou no Flamengo entre 1999 e 2003, ano em que se aposentou, e fez 7.241 pontos em 219 jogos. Após a sua passagem, o clube aposentou a camisa 14 usada pelo ala.

Dentro de quadra, depois de três anos com títulos em sequência de Brasília, o NBB tem um ‘novo-velho’ campeão. O Flamengo contou com o apoio ilustre dos ex-jogadores Zico e Junior na torcida e conquistou o bicampeonato do NBB.

O time rubro-negro foi o primeiro campeão do torneio na edição 2009 e foi vice-campeão na temporada 2009/10.

O Flamengo jogou reforçado pelo pivô Caio Torres, que havia sido suspenso pelo STJD pela participação na confusão no jogo 4 da semifinal contra São José, mas teve a pena revogada pelo tribunal e entrou em quadra. Do outro lado, o time mineiro contava com a experiência do técnico Hélio Rubens, que buscava seu décimo título nacional. 

Caio mostrou que o esforço do clube em contar com ele na final valeu a pena ao ser o cestinha da partida com 23 pontos. 

O primeiro quarto da partida foi todo do Flamengo. O time da casa aproveitou que o rival marcou com certa distância e abriu 21 a 15 com certa tranquilidade. O cenário mudou no segundo quarto, o Uberlândia conseguiu a virada e foi para o intervalo com vantagem mínima: 34 x 33.

Com o time em desvantagem, a torcida rubro-negra passou a fazer ainda mais barulho na arena e empolgou os jogadores. Com mais eficiência no ataque, o Flamengo virou a partida e ainda abriu uma vantagem importante com 58 a 49.  

Após a metade da parcial final, o time da casa chegou a abrir 11 pontos de vantagem, conseguiu segurar as tentativas de recuperação de Uberlândia. E para a festa dos quase 17 mil rubro-negros e do craque Oscar e aos gritos de "olé", a vitória e o bicampeonato veio.