Topo

Liga aprova projeto e Flu é convidado para o NBB após falhar em quadra

Após perder classificação em quadra, Fluminense recebeu convite e disputará próxima edição do NBB - Gilvan de Souza/LNB
Após perder classificação em quadra, Fluminense recebeu convite e disputará próxima edição do NBB Imagem: Gilvan de Souza/LNB

Do UOL, em São Paulo

05/06/2013 18h22

O Fluminense estará na próxima edição do NBB. Entidade que organiza a competição, a Liga Nacional de Basquete (LNB) aprovou o projeto enviado pelo clube carioca, que recebeu convite para disputar a elite nacional ao lado do Universo/Goiânia.

A conquista de uma vaga no próximo NBB pelos bastidores ocorreu após ambos os times fracassarem na tentativa de classificação direta dentro de quadra.

De acordo com regulamento da última edição da competição, as vagas de acesso seriam disputadas em um quadrangular entre os dois últimos colocados da elite nacional e os dois primeiros da Supercopa Brasil, organizada pela CBB.

Goiânia ficou pelo caminho ainda na semifinal da Supercopa Brasil, conquistada pelo Fluminense. O clube carioca, porém, acabou superado por Tijuca e Macaé no torneio de acesso e viu a classificação dentro de quadra escapar.

Caso não tivessem sido convidados para jogar o próximo NBB, Fluminense e Goiânia teriam que disputar uma segunda divisão da competição nacional, que será criada a partir da próxima temporada, para chegar à elite no ano seguinte. O torneio de acesso ainda está em fase de análise, mas foi confirmado pela LNB para 2013.

Em comunicado oficial, a LNB defendeu a inclusão das duas equipes por ‘agregarem valor ao campeonato’ e citou o exemplo do Basquete Cearense, convidado para integrar a competição na temporada passada.

A entidade também negou que o convite a Fluminense e Goiânia desrespeite o regulamento da competição, já que as equipes classificadas através da Supercopa Brasil mantiveram suas vagas para o NBB.

Com a inclusão de Fluminense e Goiânia, a próxima edição do NBB pode contar com o número recorde de 21 equipes, somados os 18 times integrantes da LNB mais o Macaé, que conquistou a vaga no torneio de acesso. Todas as equipes tem até julho para confirmarem sua participação no campeonato.

 A entrada das duas novas equipes através dos bastidores não agradou a quem conquistou a vaga em quadra. Antes mesmo da decisão da LNB, a diretoria de Macaé emitiu nota oficial repudiando a possibilidade de convite a Fluminense e Goiânia.

"Lamento se a liga tomar esta decisão, uma vez que fomos orientados pelo próprio diretor da LNB, Paulo Bassul, que isso não aconteceria. Nos desdobramos junto com atletas e comissão para conseguir a vaga na quadra. Se este fato se confirmar, será uma atitude descredibilizante. Não sou a favor desta manobra política", disse Leonardo Gomes, secretário de governo da prefeitura de Macaé, principal apoiadora da equipe.

FÁBIO BALASSIANO OPINA SOBRE A DECISÃO DA LNB

  • O dia 5 de junho de 2013 foi uma data incrivelmente perdida pela LNB para civilizar o basquete nacional. Barrando os clubes, o recado seria claro: “Quer jogar o NBB? Ganha na quadra e será bem-vindo”. Não foi este, porém, o resultado da reunião em uma sala com ar-condicionado em São Paulo. Leia mais