Topo

Atletas da NBA jogam com garotos do Complexo do Alemão no Rio

Das agências internacionais, no Rio de Janeiro

11/10/2013 19h09

Os astros do Washington Wizards e do Chicago Bulls, que estão no Brasil para jogo amistoso de pré-temporada da NBA, visitaram o Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira. Na visita, os atletas jogaram e participaram de atividades lúdicas com os garotos que vivem na favela.

Após a partida, disputado na Vila Olímpica do Alemão, os atletas ainda fizeram um passeio pelo Complexo e puderam conhecer como vivem os habitantes da região. Al Harrington, Bradley Beal, Kevin Seraphin, Martel Webster e Glen Rice Jr., ao lado dos ex-atletas Horace Grant e Randy Brown, foram alguns dos jogadores que participaram da atividade.

O grupo de garotos para ver alguns dos melhores jogadores de basquete do mundo era grande. Na euforia da visita, os garotos tiraram muitas fotos com telefones celulares e pediram autógrafos aos jogadores.

O Complexo do Alemão costumava centralizar uma das maiores organizações criminosas do Brasil, o Comando Vermelho. Em novembro de 2010, porém, foi ocupado pelo exército e pela polícia militar do Rio de Janeiro, que instalaram as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) na região. Desde então, o local recebe atividades de incentivo ao esporte e à cultura, como a visita dos atletas da NBA e o Projeto FutbolNet, implantado pela Fundação Barcelona com objetivo de aproveitar a paixão dos jovens pelo futebol e aliá-la aos estudos e ao ensino de valores e dos princípios de cidadania.