Topo

Cavs batem Heat com festa de Varejão, final dramático e timidez de LeBron

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/10/2014 21h08

O reencontro de LeBron James com o seu ex-time foi ofuscado pela presença de Anderson Varejão e por um final emocionante que levou o duelo entre Miami Heat e Cleveland Cavaliers para a prorrogação. O brasileiro do Cleveland Cavaliers, ovacionado pelos torcedores durante o NBA Global Games, comandou a festa dentro e fora de quadra. Muito aplaudido sempre que tocava na bola, ele também foi efetivo em jogo válido pela pré-temporada da competição e disputado no Rio de Janeiro neste sábado. No tempo extra, o Cleveland foi melhor e, no detalhe, garantiu a vitória apertada por 122 a 119. 

O astro LeBron foi tímido nos pouco mais de 20min em que atuou. Com apenas 7 pontos, o ala teve desempenho abaixo do esperado pela torcida e enfrentou marcação cerrada de alguns torcedores quando cometeu erros. Varejão terminou o duelo com 14 pontos para os Cavs. O cestinha foi o ala-pivô Kevin Love, com 25. Pelo Heat, o destaque foi Chris Bosh, que garantiu 20 pontos para seu time.

Os primeiros dois pontos da partida foram marcados por Anderson Varejão, muito aplaudido toda vez que tocava na bola. O camisa 17 dos Cavs era o melhor do jogo até a primeira metade do quarto inaugural e liderava seu time com oito pontos anotados. Somente na sequência o astro LeBron James apareceu. Os primeiros dois pontos do craque foram anotados com direito a enterrada – os Cavaliers garantiam vantagem por 18 a 14 naquele momento.

Dwayne Wade, com passes e assistências, tentava deixar o Miami Heat no jogo. Chris Bosh dava apoio ao time vice-campeão da NBA na última temporada. Ainda assim, os Cavs se mantiveram bem até o final do primeiro quarto e garantiram vantagem até o intervalo: 27 a 21.

Após descanso, Varejão voltou à quadra no segundo quarto. Novamente firme no garrafão, o brasileiro seguia como destaque. Os Cavaliers controlavam bem o jogo. Com pouco mais de 3min para o intervalo, a equipe de LeBron James vencia por 45 a 38. Sem resistência, a vantagem só cresceu: 59 a 44 e fim do primeiro tempo.

“Rival” de Varejão na busca pelos holofotes, Kevin Love começou o terceiro quarto com a mão calibrada. O camisa 0 dos Cavs acertava arremessos de curta e longa distância com facilidade e dava cada vez mais tranquilidade ao seu time no placar. Com reservas em quadra, o Cleveland parou e deu chance ao Miami Heat, que ensaiou uma reação e foi para o último período com desvantagem de dez pontos (84 a 74).

A conversa no intervalo fez bem aos Cavs, que voltaram melhor para o último quarto e marcaram seis pontos em sequência para abrir vantagem. Com os astros no banco na parte final do confronto, o time de Anderson Varejão perdeu fôlego e foi muito pressionado. Com 20 segundos para o fim, o Heat encostou perigosamente e cravou 104 a 103. O jovem armador Shabbaz Napier foi decisivo e levou o jogo para a prorrogação após placar de 105 a 105.

No tempo extra, mais emoção para delírio da torcida. Napier abusava da velocidade para virar protagonista pelo Miami Heat. Os Cavs batalhavam, principalmente, com bolas de longa distância. E foi assim que o time de Anderson Varejão garantiu o apertado triunfo por 122 a 119 após erros de Napier. 

Antes de enfrentar os Cavs, o Miami Heat havia perdido as duas primeiras partidas da pré-temporada da NBA. Foram derrotas para o New Orleans Pelicans, por 98 a 86, e para o Orlando Magic, por 108 a 101. Já o Cleveland havia vencido o Maccabi Tel Aviv pelo placar de 107 a 80.

CLEVELAND CAVALIERS X MIAMI HEAT

Data e hora: 11/10/2014, sábado, às 18h (horário de Brasília)
Local: Arena HSBC, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Público presente: 15.411 pessoas

CLEVELAND CAVALIERS
Anderson Varejão, Matthew Dellavedova, Joe Harris, Brendan Haywood, LeBron James, James Jones, Alex Kirk, Kevin Love, Shawn Marion, Mike Miller, Tristan Thompson, Dion Waiters e A. J. Price
Técnico: David Blatt

MIAMI HEAT
Chris Andersen, Khem Birch, Chris Bosh, Shannon Brown, Mario Chalmers, Norris Cole, Andre Dawkins, Luol Deng, James Ennis, Danny Granger, Justin Hamilton, Udonis Haslem, Tyler Johnson, Shawn Jones, Josh McRoberts, Shabazz Napier, Dwayne Wade, Reggie Williams e Shawne Williams
Técnico: Erik Spoelstra