UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA
Divulgação/Leipzig
Bach, nascido na Alemanha e mestre da música mundial

Da Alemanha para o mundo

As contribuições da Alemanha para o patrimônio do planeta são inúmeras. Vários alemães entraram para a história e podem ser considerados cidadãos do mundo. E várias invenções e produtos "made in Alemanha" acabaram tão difundidos em outros países que muita gente nem sabe ou até esquece que sua origem é germânica.

No campo cultural, não é à toa que o país é conhecido como "das Land der Dichter und Denker" (A terra dos poetas e dos pensadores).

O país deu filósofos como Kant, Nietzsche, Marx, Hegel e Schopenhauer, e escritores como Goethe.

Sobram autênticos gênios da música como Beethoven, Bach e Wagner, além de Brahms (nascido em Hamburgo, radicado em Viena, na Áustria), e muitas orquestras e companhias de ópera de qualidade inigualável.

Além dos clássicos, no século 20 a música alemã deu ao mundo o grupo Kraftwerk, pioneiro do pop eletrônico. Nas artes, Albrecht Dürer foi um grande nome no Renascimento. E a escola Bauhaus revolucionou a arquitetura e o design no século 20.

O cientista mais famoso do mundo nasceu na Alemanha: Albert Einstein, criador da Teoria da Relatividade, que depois abriria mão de sua cidadania.

Os pesquisadores alemães também trouxeram para a humanidade a impressão tipográfica (invenção de Gutemberg), a radiografia, o motor a diesel, os automóveis de passeio (e acessórios como farol e buzina), o primeiro computador (embora bem diferente do desenvolvido e popularizado pelos americanos) e o formato MP3 para arquivos digitais de música.

Falando em automóveis, além de definir a forma através das pesquisas simultâneas e paralelas de Karl Benz e Gottlieb Daimler em 1886, os alemães produziram alguns dos carros mais famosos do planeta: o Fusca da Volkswagen, os Mercedes Benz, os Porsche e os BMW.

Quanto a produtos que fazem parte do cotidiano de povos do mundo inteiro, as criações alemãs incluem:
- o filtro de papel para café (criado por uma dona de casa chamada Melitta);
- o caldo de carne e a sopa desidratada (de autoria de Carl H. Knorr);
- a furadeira elétrica (da Bosch);
- a aspirina (do laboratório Bayer);
- o creme de beleza Nivea.

Isso sem esquecer de produtos mais refinados como as canetas Montblanc.

Na culinária, doces como o sonho e o bolo floresta negra são contribuições alemãs. Bem como o hambúrguer (que teve origem em Hamburgo, mas foi popularizado por imigrantes alemães nos EUA).

Também se deve aos alemães a popularização da salsicha (uma criação austríaca), do molho de mostarda (tecnicamente, criado em território francês) e da cerveja (uma invenção dos babilônios).

Na religião, a Alemanha é a terra onde nasceu o protestantismo, graças à reforma provocada por Martinho Lutero. Para compensação dos católicos, o país deu o atual papa Bento 16 (o cardeal Joseph Ratzinger, vindo da Baviera).

Esportistas brilhantes também sobram na Alemanha. O que dizer do futebolista Franz Beckenbauer e do recordista de títulos e vitórias da Fórmula 1, Michael Schumacher?

   

SELEÇÕES

Nome oficial:
República Federal da Alemanha
Capital:
Berlim
Área:
357.031 km²
População:
82,5 milhões
Moeda:
Euro
Idioma:
Alemão
Chefe de Estado:
Presidente Hörst Kohler
Chefe de Governo:
Primeira-ministra Angela Merkel
Religião predominante:
Cristianismo (33% católicos e 33% protestantes)
Renda per capita anual:
US$ 25.050