Topo

Seleção dos EUA de hóquei faz Obama perder uma caixa de cerveja

Do UOL, em São Paulo

20/02/2014 17h19

O Canadá venceu hoje o primeiro round contra os Estados Unidos na disputa do hóquei no gelo dos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia. A seleção feminina canadense venceu a final por 3 a 2, na prorrogação, e conquistou a medalha de ouro, após as americanas ficarem muito próximas da vitória no tempo normal.

O resultado deu uma caixa de cerveja ao premiê canadense, Stephen Harper, conforme promessa do presidente americano, Barack Obama, em caso de vitória do Canadá. Os dois líderes apostaram, via Twitter, tanto a final feminina quanto a semifinal masculina, marcada para amanhã, que também reúne as duas seleções.

“Estou apostando com Barack Obama uma caixa de cerveja por cada jogo de hóquei nesta semana. O time americano é bom, mas ‘nós somos inverno’. Vai, Canadá!”, postou Harper, fazendo referência ao slogan dos canadenses para os Jogos de Inverno. O tuíte foi respondido pelo perfil oficial da Casa Branca, confirmando a aposta.

Depois, também no Twitter, Harper cobrou o presidente americano. “Barack Obama, estou ansioso por minha caixa de cerveja,”, brincou o premiê.

Nesta quinta, os Estados Unidos venciam a partida por 2 a 0 até o Canadá marcar seu primeiro gol, com Brianne Jenner, a quatro minutos do fim. A goleira Shannon Szabados saiu para dar lugar a uma jogadora de linha do Canadá e as americanas perderam chance de garantir o ouro quando, com o gol vazio, tentaram um tiro de longe, mas o disco bateu na trave.

Segundos depois, Marie-Philip Poulin empatou a partida, que foi para a prorrogação. Ela também foi a autora do gol que garantiu a vitória canadense no tempo extra, para tristeza das americanas, que ficaram muito perto do ouro. A decepção era evidente no rosto de algumas atletas no pódio.

As canadenses se consagraram tetracampeões na Olimpíada, onde têm apenas uma derrota, na final de Nagano-1998, justamente para a seleção americana. Já os Estados Unidos contam com o ouro em Nagano e três pratas, em 2002, 2010 e 2014, sempre diante do Canadá. Em Turim-2006, as americanas foram bronze.

A rivalidade entre Estados Unidos e Canadá terá seu segundo round em Sochi nesta sexta, com a disputa masculina, duelo que decidiu o ouro em Vancouver-2010 – na ocasião, a vitória também foi canadense. Quem vencer a partida de amanhã enfrentará o ganhador do duelo entre Suécia e Finlândia na final de Sochi, neste domingo.

Canadenses ganham também no curling, em revanche de Vancouver

  • AP Photo/Robert F. Bukaty

    Além da vitória no hóquei, as mulheres canadenses conquistaram outro ouro para o país nesta quinta-feira, no curling, com uma vitória por 6 a 3 sobre a Suécia. O título foi uma revanche da decisão de Vancouver-2010, quando as canadenses perderam em casa para as suecas.

Líder em medalhas, Noruega ganha ouro por 3 décimos

  • REUTERS/Michael Dalder

    A Noruega aumentou sua vantagem na liderança do quadro de medalhas, com 10 ouros – contra oito de Estados Unidos e Alemanha, que estão na segunda colocação –, ao faturar a vitória na prova por equipes do combinado nórdico. O time formado por Joergen Graabak, Haavard Klemetsen, Magnus Krog e Magnus Hovdal Moan ficou apenas 3 décimos à frente da equipe alemã, medalha de prata.

Ucraniana abandona Sochi em protesto contra mortes em Kiev

  • AP Photo/Alexander Roslyakov

    A ucraniana Bogdana Matsotska, do esqui alpino, desistiu de competir na última prova em que estava inscrita, do slalom, por causa da violência na capital Kiev, que já registra cerca de 50 mortos nos protestos contra o governo do presidente Viktor Yanukovitch. “Não posso, simplesmente, ir para a largada com pessoas morrendo e autoridades quebrando a principal regra olímpica, que é a paz”, disse a esquiadora à agência Reuters. Oleg Matsotskyy, pai e técnico da atleta, também deixou a delegação ucraniana.

Lais Souza deixa UTI três semanas após acidente de esqui

  • Reprodução/Facebook Lais Souza

    O Comitê Olímpico Brasileiro informou nesta quinta-feira (20) que Lais Souza deixou a UTI do hospital Jackson Memorial, em Miami, nos Estados Unidos, e foi transferida para unidade semi intensiva. De acordo com o COB, o quadro clínico da atleta apresentou evolução. “A Lais ainda tem uma traqueostomia conectada a oxigênio, mas está conseguindo respirar sem se cansar", afirmou Antônio Marttos Júnior, médico do COB. De acordo com o Comitê, a atleta, que competiria em Sochi, ficará em Miami até reunir condições para conseguir retornar de avião ao Brasil.