Topo

Fórmula 1

Foto de Alonso jantando com Webber gera polêmica antes de GP

Fernando Alonso posta no Twitter foto jantando ao lado de Mark Webber - Reprodução/Twitter
Fernando Alonso posta no Twitter foto jantando ao lado de Mark Webber Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 11h20

Na última terça-feira, o espanhol Fernando Alonso postou em sua conta no Twitter uma foto dele sentado à mesa de restaurante ao lado de Mark Webber. “Jantando com amigos em Dubai”, escreveu o espanhol da Ferrari, a caminho do GP do Bahrein.

Mas a confraternização com o piloto da Red Bull, maior rival da Ferrari, acabou gerando uma repercussão inesperada. Já no Bahrein, Sebastian Vettel negou qualquer tipo de preocupação sobre uma possível "conspiração" armada por Webber e Alonso. O alemão ironizou a repercussão da foto: "Todos precisamos jantar alguma hora. E é muito chato ter que comer sempre sozinho". 

O clima ficou tenso entre os dois pilotos da Red Bull depois do GP da Malásia, quando Vettel desobedeceu às ordens da equipe e ultrapassou Webber, ficando com a vitória e deixando o australiano chateado em um pódio sem muita celebração. Semanas depois, o australiano aparece jantando ao lado do principal rival do alemão.

O australiano também minimizou a foto, que chegou a ser apagada do perfil de Alonso. “Conheco o Fernando há 13 anos. Tenho várias fotos junto com o Jenson. Muitos pilotos se relacionam socialmente. Acho que há um pouco de paranoia. Se esse é o principal assunto de vocês, um jantar, então vocês precisam trabalhar mais”, disparou Webber, alfinetando os jornalistas no Bahrein. 

Alonso foi questionado sobre como se sentiria se visse uma foto de Massa jantando com Vettel, e respondeu: “Nada. O ladrão pensa que todo mundo é ladrão. Se eu vejo uma foto de alguém jantando, vou pensar que ele está jantando. Nós falamos mais sobre bicicletas do que sobre Fórmula 1. Mas, quando eu coloquei no Twitter, surgiram um monte de teorias da conspiração”. 

O jornal espanhol Marca, normalmente pró-Alonso, levantou a hipótese de que a foto poderia ser um sinal de aproximação de Webber da Ferrari, em detrimento de Felipe Massa, cujo contrato acaba no final deste ano. Afinal, o espanhol e o australiano são agenciados pelo mesmo empresário: Flavio Briatore.

“O que parece uma imagem divulgada por Alonso com a intenção de desestabilizar Vettel em benefício da Ferrari não foi bem vista pelos meios italianos. Segundo a visão deles, Fernando estaria tentando colocar Webber como substituto do brasileiro em 2014, pois já o teriam oferecido a vaga para este ano, mas ele recusou”, publicou o Marca.

O diário especulou ainda que a foto poderia motivar a Red Bull a pensar em trocar de piloto em breve, “por perder a confiança em seu piloto”. E ouviu duas opiniões divergentes sobre essa questão.

O jornalista Roger Benoit, do conceituado jornal suíço Blick, disse não acreditar em uma “fritura” de Webber, porque o dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, teria confiança no australiano. O repórter Mathias Brunner, da revista alemã Speed Week, discordou: “O que se vê na foto é que Webber parece já não se importar mais com o que vai acontecer em curto prazo. Na Porsche, estão esperando ele de braços abertos para retomar a aventura da Le Mans”. 

Webber deverá ter uma conversa particular com o dono da Red Bull na segunda-feira após o GP do Bahrein. Por enquanto, ele trata de minimizar as especulações: "Há muitos rumores surgindo, e muitas coisas sem sentido sendo ditas. Ainda tenho muito a oferecer", declarou em Sakhir. Sobre quem pagou o jantar, o australiano despistou: "Vocês precisam perguntar ao Fernando". 

Fórmula 1