Topo

Fórmula 1

Alonso dá show, quebra jejum e vence na Espanha; Massa fica em 3º

Do UOL, em São Paulo

12/05/2013 10h43

Fernando Alonso estava certo ao se mostrar otimista para o GP da Espanha, realizado neste domingo no circuito de Montmelò. Para delírio do público, o piloto espanhol voltou a vencer em casa após longo jejum e quebrou uma ‘tradição’. Felipe Massa também teve um dia muito bom: ficou em terceiro e subiu ao pódio pela primeira vez nesta temporada. O ‘intruso’ entre as Ferraris foi Kimi Räikkönen, segundo colocado.

As posições no grid indicavam uma situação complicada para a Ferrari na corrida, que abre a série de provas no continente europeu. Alonso saiu na quinta posição e Massa, punido por bloquear a Red Bull de Mark Webber durante o treino de classificação, largou em nono. O espanhol, porém, demonstrou confiança no ritmo de corrida dos dois carros e exibiu confiança. Acertou em cheio.

Alonso vencera pela última vez no circuito de Montmelò em 2006. Outro ‘tabu’ foi quebrado pelo piloto da Ferrari. A última vez na qual o vencedor do GP da Espanha não largou na primeira fila havia sido em 1996, com Michael Schumacher, que largou em terceiro naquele ano. A dupla da Mercedes (Nico Rosberg e Lewis Hamilton), que saiu nas duas primeiras posições, confirmou que a equipe sofre demais com o desgaste excessivo de pneus e o fraco ritmo de prova em relação aos demais concorrentes.

Na largada, Rosberg se manteve na primeira posição. Seu companheiro de equipe, porém, não teve a mesma sorte. Hamilton foi ultrapassado por Vettel e Alonso e caiu para quarto. Massa largou bem e ganhou duas posições logo de cara. Após pressionar Sergio Pérez, o brasileiro também superou o piloto da McLaren e subiu para sexto.

Líder, Rosberg segurou o pelotão nas primeiras voltas, em uma tentativa de amenizar o alto desgaste de pneus da Mercedes quando comparado aos carros de outras equipes. Na nona volta, Massa foi o primeiro piloto do bloco dos mais bem colocados na prova a parar nos boxes. O brasileiro foi para a quinta posição.

Alonso se deu bem no pit stop e ganhou a segunda posição de Vettel. O espanhol partiu para cima de Rosberg e o ultrapassou na 13ª volta, para delírio do público.  O piloto da Mercedes, que até então havia resistido à pressão dos rivais, também foi ultrapassado por Vettel e Massa.

Com um forte ritmo, Alonso abriu vantagem de 4s sobre Vettel na ponta. As Ferraris pararam pela segunda vez nos boxes um pouco antes dos rivais. Räikkönen, ao contrário dos primeiros colocados, mantinha bom ritmo de corrida usando pneus médios – os demais pilotos optaram por largar com pneus médios e trocaram pelos duros.

FÁBIO SEIXAS E TÉO JOSÉ COMENTAM SOBRE O GP DA ESPANHA

  • FÁBIO SEIXAS: Vitória de Alonso não foi fruto do acaso, de azares dos adversários, de acidentes e incidentes de qualquer natureza. Foi fruto de um carro muito rápido e muitíssimo bem equilibrado LEIA MAIS

  • TÉO JOSÉ: Fernando Alonso ainda não é o líder do campeonato, mas da forma que está pilotando e com o carro que tem é o grande favorito ao titulo. E estamos apenas na quinta prova da temporada. LEIA MAIS

Com as paradas de Vettel e Räikkönen, Massa assumiu a segunda posição. Na 33ª volta, após intensa briga, o finlandês superou o atual tricampeão mundial e assumiu o terceiro lugar. Enquanto isso, as Ferraris abriam vantagem e mostravam consistência. Os carros vermelhos foram para a terceira parada e colocaram pneus médios.

Räikkönen assumiu a ponta, mas foi ultrapassado por Alonso na 39ª volta. O piloto da Lotus fez seu último pit stop na 46ª volta. A dúvida na parte final da prova era se as Ferraris conseguiriam voltar à frente do finlandês quando fizessem sua quarta parada. Alonso se deu melhor e partiu para a vitória; Massa ficou mesmo em terceiro.

A próxima etapa da temporada será realizada no dia 26 deste mês, quando os pilotos disputam o GP de Monte Carlo no circuito de rua em Mônaco.

VOLTA A VOLTA, VEJA COMO FOI O GP DA ESPANHA

 

Veja a classificação final do GP da Espanha:

1. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h39min16s596
2. Kimi Räikkönen (FIN/Lotus) – a 9s338
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 26s049
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 38s273
5. Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 47s963
6. Nico Rosberg (ALE/ Mercedes) – a 1min08s020
7. Paul di Resta (ESC/Force India) – a 1min08s988
8. Jenson Button (ING/McLaren) – a 1min09s506
9. Sergio Pérez (MEX/McLaren) – 1min21s738
10. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – a 1 volta
11. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) – a 1 volta
12. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 1 volta
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 1 volta
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1 volta
15. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 1 volta
16. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1 volta
17. Charles Pic (FRA/Caterham) – a 1 volta
18. Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 2 voltas
19. Max Chilton (ING/Marussia) – a 2 voltas

Não completaram:

Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Fórmula 1