Mudanças na F-1 podem beneficiar Massa e rivais em disputa com Vettel
Pilotos e dirigentes da Fórmula 1 se agarraram à ideia de que as mudanças previstas nos carros serão a única maneira de enfrentar o domínio Sebastian Vettel. O alemão conquistou o tetracampeonato e venceu as últimas sete provas. Entre os que acreditam em uma reviravolta com a introdução de novos motores está Felipe Massa, que negocia com algumas equipes, entre elas a Williams.
Os resultados da Williams neste ano são pífios. A equipe inglesa somou apenas um ponto no ano. Mas o que pode parecer um mau negócio para Massa em um provável acerto com a escuderia, pode surtir efeito contrário.
Existe a expectativa do brasileiro da Ferrari de que com as mudanças previstas em 2014 o carro que guiar estará em igualdade com os demais.
“Tenho plena confiança de que vou encontrar uma direção interessante. Até ter certeza, existe sempre um risco, mas estou otimista e trabalhando para isso. Não vou para um time pequeno: vou para um que tenha possibilidades de construir um bom carro e espero achar uma solução”, destacou Massa, em outubro, para Tazio.
E na última vez que houve profunda mudança, em 2009, a categoria viu a ascensão de uma equipe novata, a Brawn, que em seu único ano de vida faturou o título de pilotos, com Jenson Button, e construtores, impulsionada pelo difusor duplo (componente aerodinâmico).
Rubens Barrichello guiou a Brawn, terminando na 3ª colocação final. Após as conquistas, a Brawn foi vendida para a Mercedes.
Principal adversário de Vettel no ano, Fernando Alonso acredita na chance de competir em igualdade com o tetracampeão.
“Acho que começamos do zero no próximo ano, completamente do zero. É uma grande mudança no regulamento. É a nossa melhor oportunidade de diminuirmos a diferença [para o Vettel]”, idealiza Alonso.
Nico Rosberg, da Mercedes, endossa o discurso do espanhol.
“Será uma grande oportunidade, pois colocará todo mundo de volta para zero. Na verdade é melhor assim. Todos ficarão na mesma”, declarou o alemão.
As principais alterações para 2014 estarão nos motores. Os V8 atuais serão substituídos por V6, de maior eficácia energética e menor consumo de combustível. Voltará a ser permitido motores turbo. Com as mudanças nos motores, o consumo de gasolina será 35% menor.
Em 2014, a equipe terá limite de cinco motores para os 22 GPs previstos. Caso uma equipe use sexto motor, haverá penalizações (como, por exemplo, largar dos boxes). O câmbio também terá de ser mais resistente.
Ross Brawn crê em manutenção do império Red Bull
O diretor da Mercedes, Ross Brawn, acredita que a Red Bull seguirá à frente das demais escuderias, pois o trunfo da equipe austríaca está na aerodinâmica.
“Eles conseguiram lançar alguma resistência fora do carro, de modo que o desempenho possa transitar para o próximo ano”, disse Ross Brawn, que participou da última grande novidade na Fórmula 1 (difusor duplo), quando presidiu a escuderia que levou seu sobrenome.
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