Topo

Fórmula 1

Felipe Massa escolhe 19 como seu número na F-1

Do UOL, em São Paulo

13/12/2013 10h17

O brasileiro Felipe Massa revelou nesta sexta-feira (13) que deverá usar o número 19 a partir da temporada de 2014 da Fórmula 1, quando a categoria passará a utilizar numeração fixa para os pilotos. Será o primeiro ano de Massa na Williams, depois de oito temporadas na Ferrari.

No Twitter, Massa escreveu “19 é o número”, ao lado de seu capacete. O brasileiro sempre teve o 19 como favorito nas competições e o utiliza até hoje em provas de kart como o Desafio das Estrelas.

Caso nenhum dos sete pilotos que ficaram à frente do brasileiro no Mundial de Pilotos de 2013 escolha o número, Massa terá o 19 confirmado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

A entidade pediu aos pilotos que informassem três números, em ordem de preferência, para iniciar a distribuição dos números, que serão carregados pelos competidores ao longo das temporadas na F-1.

Em caso de dois ou mais pilotos escolherem o mesmo número, aquele com melhor colocação na temporada anterior deverá ter preferência, e os demais ficariam com suas segundas ou terceiras opções.

Os pilotos usarão numeração entre 2 e 99, enquanto o 1 continua reservado ao campeão do ano anterior. Este poderá escolher se utilizará ou não o número 1 no ano de defesa do título.

A numeração fixa para pilotos, comum em outras categorias do esporte a motor como a Fórmula Indy, a MotoGP e a Stock Car brasileira, fará sua estreia na F-1, que entre 1973 e 1995 utilizou números fixos para determinar as equipes. O sistema, no entanto, variava de acordo com a quantidade de escuderias presentes na temporada.

Nessa época, a equipe Toleman e sua sucessora, a Benetton, utilizaram os números 19 e 20 em seus carros. Foi com o 19 que Ayrton Senna estreou na F-1, em 1984, pela Toleman, e o número também estampou a Benetton de Michael Schumacher em sua primeira vitória na categoria, no GP da Bélgica de 1992.

Fórmula 1