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Fórmula 1

Massa vê quatro equipes à frente da Williams, mas aponta melhora

Livio Oricchio

Do UOL, em Sakhir (Bahrein)

04/04/2014 14h40

O quinto tempo estabelecido por Felipe Massa no primeiro dia de treinos livres do GP de Bahrein, nesta sexta-feira no circuito de Sakhir, estava mais ou menos dentro do esperado pelo piloto da Williams, autor da volta mais rápida nos testes de inverno, realizados na mesma pista de 5.412 metros.

"Ferrari, Red Bull e um pouco a McLaren estão bem melhores agora que nos testes", disse Massa para justificar a Williams ter ficado para trás. Além das três equipes, a Mercedes manteve o desempenho dos GPs da Austrália e da Malásia, foi novamente a mais rápida e segue dominando a temporada de 2014.

Massa obteve a marca de 1min35s442, enquanto Fernando Alonso, da Ferrari, foi terceiro, 1min35s360, e Daniel Ricciardo, da Red Bull, quarto, 1min35s433. Entre eles a diferença pode ser medida na casa do décimo de segundo. O problema é a diferença que os pilotos da Mercedes, primeiro e segundo hoje, impuseram a todos.

O vencedor da última etapa, domingo na Malásia, Lewis Hamilton, do time alemão, estabeleceu 1min34s325, ou 1 segundo e 35 milésimos melhor que Alonso, o primeiro adversário da Mercedes. Isso porque o segundo tempo foi do companheiro de Hamilton, o alemão Nico Rosberg, primeiro colocado na abertura do campeonato, na Austrália, 365 milésimos mais lento que o inglês campeão do mundo de 2008.

"Acredito que nosso desempenho aqui será melhor que na Malásia", afirmou Massa. No circuito de Sepang, domingo, ele recebeu a bandeirada em sétimo e Valtteri Bottas, parceiro, em oitavo, mas muito distantes de Hamilton: 1min25s.

A exemplo do que disse ontem, Massa ratificou a necessidade de a Williams acelerar o desenvolvimento do modelo FW36-Mercedes. "Nosso carro é praticamente o mesmo dos testes e os concorrentes têm muitas peças novas." De qualquer forma, largar entre os cinco primeiros parece ser uma realidade possível, segundo o piloto da Williams.

Chamou a atenção de Massa a degradação elevada dos pneus. "Não será como se a prova fosse diurna, mas ainda assim é elevada." A Pirelli levou para o Bahrein os pneus médios e os macios. E a diferença de performance entre ambos é a maior da temporada até agora. "Realmente está elevada", confirmou Massa. Entre o médio e o macio há uma diferença média de 1s7. "Isso irá interferir na definição da estratégia de corrida."  

Será a primeira vez que o GP de Bahrein vai ser disputado de noite; tanto a corrida, domingo, com largada às 18h locais (12h de Brasília), quanto a classificação, amanhã, no mesmo horário. "Para o espetáculo é melhor correr à noite e para nós também. Já competimos aqui com mais de 40º C." A iluminação do traçado árabe recebeu elegios dos pilotos.

O companheiro de Massa, Bottas, acelerou o carro que na primeira sessão livre, à tarde, ficou com o brasiliense Felipe Nasr, piloto de testes da Williams e que também corre na GP2. "O acerto definido para Nasr não é muito diferente do que eu uso", explicou o finlandês que, como Massa, acredita ser possível ficar entre os seis primeiros amanhã na definição do grid. 

Já o estreante brasileiro, 13º colocado no primeiro treino livre, considerou a atividade “proveitosa”. “Aprendi muito sobre o processo e como o treino funciona, então foi uma grande experiência”, afirmou Nasr.

Como na F1 atualmente o mais importante é economizar do que acelerar, Massa e Bottas passaram a maior parte da segunda sessão nos boxes. O brasileiro completou apenas 13 voltas e o finlandês, nove. De modo geral, os pilotos dão cerca de 30 voltas na uma hora e meia de treino livre, como fizeram Hamilton (28 voltas), e Rosberg (31).

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