Topo

Fórmula 1

Em guerra fria com Hamilton, Rosberg vence em Mônaco e é líder; Massa é 7º

Do UOL, em São Paulo

25/05/2014 10h52

A ‘guerra fria’ entre os companheiros de Mercedes Nico Rosberg e Lewis Hamilton está esquentando. E com Mônaco como campo de batalha, o alemão levou a melhor sobre o inglês, em uma corrida em que dominou as ações desde a largada. Rosberg não apenas garantiu sua segunda vitória na temporada 2014, como assumiu a liderança do Mundial, em uma etapa que no futuro poderá ser lembrada como a que marcou o começo da disputa aberta entre eles - lembrando, por exemplo, o que foi o GP de San Marino de 1989 para Senna e Prost.

A rivalidade que vem marcando o campeonato teve seu capítulo mais quente no sábado, quando Rosberg se acidentou no finzinho da sessão que definiu o grid de largada. O problema com o alemão impediu Hamilton de realizar outra volta e gerou uma acusação séria de trapaça. Os comissários de prova investigaram o caso, que terminou sem punição, mas com o inglês de cara amarrada pelo resto do fim de semana.

Neste domingo, eles pouco chegaram a mostrar as armas um para o outro. Rosberg conseguiu manter sua primeira posição da largada e por boa parte da prova esteve tranquilo em primeiro, sofrendo apenas com alguns períodos de economia combustível. Foi o suficiente para vencer a prova, seguido por Lewis Hamilton – que superou um inusitado “cisco” no olho, que o atrapalhou nas voltas finais. Daniel Ricciardo pressionou atéo fim, mas acabou em terceiro.

O brasileiro Felipe Massa viu o companheiro Valtteri Bottas ter problemas e abandonar a prova, e pôde comemorar encerrar o GP na zona de pontuação. Depois de largar em 16º, ele terminou em uma boa sétima colocação.

A sexta etapa do Mundial de Fórmula 1 tem mudança de continente e acontece no dia 8 de junho. Os pilotos vão a Montreal disputar o GP do Canadá – que teve Vettel como vencedor em 2013. A prova será às 15h, pelo horário de Brasília.

A prova

A largada aconteceu sem grandes problemas. Os primeiros colocados conservaram suas posições e Fernando Alonso se destacou, passa. Perez se envolveu em um acidente e a corrida foi colocada em bandeira amarela, causando as primeiras paradas nos boxes.

Quem se deu mal rapidamente foi Sebastian Vettel, que teve problemas no carro, chegou a tentar resolver nos boxes, mas acabou abandonando, dando um triste adeus ao seu 100º GP na Red Bull.

Com Rosberg na ponta com folga e ampliando sobre Hamilton, as emoções esfriaram. Massa, que largou em 16º, continuava sua briga para chegar aos pontos. Contando com desistências, chegou ao 11º lugar, logo atrás do companheiro Bottas.

Felipe Massa deixou para fazer seu pit stop para um momento mais tarde na prova e chegou a ocupar a quinta posição quando outros pilotos voltaram de suas paradas. O brasileiro parou na volta 46 e voltou à figurar em 11º. Ele acabou favorecido por uma quebra do companheiro Bottas, no duelo interno da Williams e pontuou, chegando numa boa sétima posição.

Nico Rosberg parecia ter uma corrida tranquila, mas a metade final da prova reservou muito trabalho. O alemão teve problemas na economia de combustível e precisou segurar o ritmo, permitindo uma aproximação de Hamilton.

Depois, foi Hamilton quem teve um problema inusitado. Ele reclamou à equipe de estar com um “cisco” no olho, o que estaria prejudicando sua performance, com menos de dez voltas para o fim – e Ricciardo já encostando para tentar tomar a vice-liderança. No final, as posições ficaram inalteradas.
 

Fórmula 1