Topo

Fórmula 1

Williams melhora, mas Massa sai em 5º, atrás de Bottas. Rosberg é o pole

Do UOL, em São Paulo

07/06/2014 15h04

Felipe Massa conseguiu neste sábado sua melhor posição de grid na temporada ao conquistar o quinto lugar na classificação do GP do Canadá, mas o desempenho acabou ficando abaixo da expectativa diante do que o brasileiro vinha fazendo nos treinos e nas duas fases preliminares da classificação, já que ele sai atrás do companheiro, Vatteri Bottas, quarto.

Na frente, Nico Rosberg bateu Lewis Hamilton pela segunda classificação consecutiva na disputa interna dos pilotos da Mercedes pelo título de 2014, e irá largar na frente na corrida de Montreal deste domingo. 
 
A briga entre os dois foi mais uma vez bem apertada durante toda a classificação, e um erro do piloto inglês em sua última volta acabou tirando de vez a sua chance de bater o parceiro. Algo parecido com que aconteceu com Massa, que depois de ser terceiro no Q2, errou em suas duas tentativas na fase final e acabou sendo superado pelo parceiro finlandês. 
 
A surpresa da classificação acabou sendo o atual tetracampeão Sebastian Vettel, já que a Red Bull não vinha mostrando um bom desempenho em Montreal. Mas o alemão conseguiu uma boa volta no final da sessão para colocar seu carro na terceira posição, abrindo a segunda fila. 
 
Enquanto isso, a Ferrari mostrou que não tem carro para brigar pelas primeiras posições no GP do Canadá. A dupla do time de Maranello não apareceu entre os primeiros em nenhum momento e Fernando Alonso ficou em sétimo e Kimi Raikkonen apenas em décimo, último entre os que passaram ao Q3.  
 
A sessão começou sem surpresas na primeira parte. Com Esteban Gutiérrez fora, por causa de um acidente no terceiro treino livre que deixou a Sauber sem tempo para consertar o carro, e Pastor Maldonado abandonando o treino com problemas mecânicos após alguns minutos, os outros quatro carros que foram eliminados nesta fase foram os dos pilotos da Caterham e Marussia. 
 
Na frente, sete carros com motores Mercedes, que aproveitaram bem a potência do propulsor alemão do veloz circuito canadense, com Hamilton na liderança, seguido por Kevin Magnussen, da McLaren. As áreas de escape também estiveram movimentadas com as tradicionais saídas nas fortes freadas das chicanes do traçado de Montreal. Entre os que erraram e conseguiram voltar estiveram Pérez, que chegou a rodar, Grosjean e os campeões Hamilton e Vettel. 
 
Apenas Marcus Ericsson não conseguiu escapar do muro canadense. A 16 segundos do final do Q1, ele bateu na saída da curva nove, causando, inclusive, a interrupção da classificação com bandeira vermelha. Sem tempo para mais voltas depois, ninguém conseguiu aproveitar o final da primeira fase.  
 
Massa e Bottas começaram na frente, mostrando mais uma vez a força da Williams em Montreal. A festa, no entanto durou pouco, com a dupla da Mercedes dando o troco  no final do Q2, e assumindo a ponta, com Hamilton à frente de Rosberg, deixando os pilotos da Williams em terceiro e quarto, com as duas Red Bulls na sequência. 
 
Fase Final
 
Com o primeiro jogo de pneus do Q3, já ficou claro que a briga pela pole seria bastante apertada entre os dois carros da Mercedes. Rosberg conseguiu surpreender Hamilton e bateu o companheiro por 68 milésimos. Na disputa interna da Williams na segunda fila, Massa cometeu um erro no hairpin e acabou ficando atrás de Bottas, ambos mais de meio segundo atrás dos dois líderes, e com a dupla da Red Bull, Ricciardo e Vettel, muito próximos, a apenas um décimo. 
 
Todos então retornaram aos boxes para a troca de pneus e a volta decisiva nos segundos finais da sessão. As atenções, claro, ficaram sobre os dois pilotos da Mercedes. Rosberg conseguiu melhorar seu tempo em 78 milésimos enquanto Hamilton errou no segundo trecho do circuito e acabou tendo que se contentar, pela segunda prova consecutuva, com a segunda posição. 
 
Massa não conseguiu superar, de novo, Bottas, e ainda viu Vettel encaixar uma grande volta com sua Red Bull para superar os dois pilotos da Williams e ficar em terceiro, sendo o único carro sem motor Mercedes entre os cinco primeiros. 
 
O GP do Canadá acontece neste domingo, às 15 horas (de Brasília). 
 
Veja o grid completo de largada do GP de Canadá:
 
1. N. Rosberg (ALE/Mercedes) 1min14s874
2. L. Hamilton (ING/Mercedes) 1min14s953
3. S. Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min15s548
4. V. Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1min15s550
5. F. Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1min15s578
6. D. Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) 1min15s589
7. F. Alonso (ESP/Ferrari) 1min15s814
8. J. Vergne (FRA/Toro Rosso-Renault) 1min16s162 
9. J. Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min16s182
10. K. Raikkonen (FIN/Ferrari) 1min16s214
 
Eliminados no Q2:
 
11. N. Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1min16s300
12. K. Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1min16s310
13. S. Perez (MEX/Force India-Mercedes) 1min16s472
14. R. Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min16s687
15. D. Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault) 1min16s713
16. A. Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 1min17s314
 
Eliminados no Q1: 
 
17. P. Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 1min18s328
18. M. Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 1min18s348
19. J. Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 1min18s359
20. K. Kobayahsi (JAP/Caterham-Renault) 1min19s278
21. M. Ericsson (EUA/Caterham-Renault) 1min19s820
22. E. Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari) sem tempo
 
 
 
 

Fórmula 1