Topo

Fórmula 1

Massa busca culpados até quando vai bem. Veja de quem ele já reclamou

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 09h56

Felipe Massa está longe de fazer a temporada de que gostaria. A 9ª colocação do brasileiro no Mundial de Pilotos é pouco para quem apresentou grande rendimento nos testes pré-competição. E a cada frustração nas pistas, Massa se especializou em achar culpados pelos seus insucessos.

A “caça às bruxas” acontece até mesmo quando ele vai bem, como foi o caso do GP da Hungria. O piloto da Williams culpou a estratégia da equipe e os pneus pela 5ª colocação em Budapeste.

Nos 11 GPs disputados no ano, Massa se envolveu em acidentes, colisões sempre atribuídas aos rivais.

Confira os culpados de Massa na temporada:

GP DA AUSTRÁLIA - Primeira prova do ano. Massa estava radiante com o desempenho excelente da Williams na pré-temporada e esperava começar o ano com o pé direito. Mas a expectativa se esvaiu em poucos segundos. O japonês Kamui Kobayashi teve problemas no freio e acertou em cheio o carro do brasileiro, logo após a largada.

Batida de Kamui Kobayashi chegou a levantar a traseira do carro de Felipe Massa - AFP PHOTO / Saeed KHAN - AFP PHOTO / Saeed KHAN
Imagem: AFP PHOTO / Saeed KHAN

Massa disparou contra o japonês. Horas depois, Kobayashi usou a rede social para se defender.

"Como parar sem freio?", postou Kobayashi.

GP DA MALÁSIA: culpou chuva por largar em 13º. Durante a prova em Sepang, o brasileiro acionou o rádio para criticar o comportamento de Valtteri Bottas.

"Você viu o que ele fez?", perguntou Massa pelo rádio, em tom de indignação por uma tentativa de manobra de risco de Bottas.

GP DO BAHREIN: Massa culpou a equipe Williams pela estratégia nas entradas ao boxes e criticou a conduta de Sebastian Vettel na disputa pela 6ª colocação. O brasileiro entende que o piloto alemão deveria ser punido pela fechada de porta na penúltima volta.

GP DA CHINA: culpou pit-stop desastrado da Williams por cair de 5º para 15º e também citou o toque de Fernando Alonso, da Ferrari.

GP DA ESPANHA: Massa lamentou a estratégia adotada e também reclamou de uma freada de Alonso logo na primeira curva, fato que lhe custou algumas posições. O brasileiro terminou em 13º lugar.

GP DE MÔNACO: Massa culpou o sueco Marcus Ericsson, da Caterham, pelo incidente que comprometeu seu treino de classificação. O piloto da Williams foi jogado para fora da pista em virtude de manobra mal feita por Ericsson.

"O que eu posso dizer: nada. Vamos pensar no Domingo !!!"

O piloto da Williams acabou largando em 16º, apesar de ter feito uma boa corrida e ter chegado em 7º.

GP DO CANADÁ: Massa culpou Sergio Pérez pelo acidente no final da corrida. A colisão da Force India com a Williams rendeu punição ao piloto mexicano.

Massa bate em Sergio Perez na tentativa de ultrapassá-lo na última volta do GP do Canadá - AFP PHOTO / Jim WATSON - AFP PHOTO / Jim WATSON
Massa bate em Sergio Perez na tentativa de ultrapassá-lo na última volta do GP do Canadá
Imagem: AFP PHOTO / Jim WATSON

GP DA ÁUSTRIA: culpa a equipe após largar na pole position e terminar em 4º. Ele entende que o trabalho nos boxes com Bottas foi muito mais rápido.

"Eu parei em primeiro e saí praticamente em quarto", afirmou. "A equipe fez o pit stop mais rápido até hoje com o Bottas e ele saiu na minha frente"

GP DA INGLATERRA: Massa atribuiu a 15ª colocação no grid à estratégia da Williams.

"Fizeram tudo errado", definiu. "Demoramos muito para sair dos boxes, mas independente disso ainda era possível (passar para o Q2). Nós éramos 5º e 6º e a equipe perdeu um minuto e meio a mais dos demais para trocar os pneus, o que nos daria a chance de completar uma volta a mais com a pista seca".

Quando o sinal verde surgiu no domingo, o brasileiro durou pouco na pista. Kimi Raikkonen errou traçado e sua Ferrari voltou para o asfalto, gerando forte colisão com Massa, que ainda evitou acidente mais grave. Massa isentou o finlandês.

GP DA ALEMANHA: Massa ficou revoltado com Kevin Magnussen, da McLaren, em virtude do acidente que o tirou da prova. O piloto da Williams disse que a manobra feita pelo dinamarquês era de um “piloto de GP2”. Massa chegou a ser investigado pela organização por eventual culpa na colisão.

"Acho que ele [Magnussen] estava um pouco agressivo demais. Havia dois carros e ele nem sequer tinha o traçado para fazer a curva tão rapidamente”

Carro de Felipe Massa capota após choque com Magnussen na primeira curva do GP da Alemanha, vencido por Rosberg - AP Photo/Petr David Josek - AP Photo/Petr David Josek
Carro de Felipe Massa capota após choque com Magnussen na primeira curva do GP da Alemanha, vencido por Rosberg
Imagem: AP Photo/Petr David Josek

GP DA HUNGRIA: Massa lamentou estratégia da equipe e pneus pela 5ª colocação. Pelo rádio, Massa disse ter avisado que seria melhor usar os pneus macios e não os médios.

"Eles me falaram de novo sobre as nossas dificuldades com os macios (não durariam mais de 16 voltas) e prepararam os médios. Os outros colocaram o macio e eram bem mais rápidos que nós. Estávamos muito mais lentos."

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://esporte.uol.com.br/quiz/2014/03/14/qual-piloto-de-f1-voce-seria-responda-ao-quiz-e-veja-com-quem-se-parece.htm')

Fórmula 1