Topo

Fórmula 1

Hamilton vence no Japão em corrida encerrada por acidente grave; Massa é 7º

Do UOL, em São Paulo

05/10/2014 05h00

Lewis Hamilton deu mais um passo importante na briga pelo título. Em uma corrida encerrada após acidente grave com o francês Jules Bianchi, o inglês superou mais uma vez o companheiro de Mercedes Nico Rosberg, venceu o Grande Prêmio do Japão e abriu vantagem na liderança do Mundial de Fórmula 1.

Restando seis voltas para o final, Bianchi perdeu o controle do carro e acertou o guindaste que retirava o carro de Adrian Sutil, que rodou no mesmo lugar. O piloto foi levado rapidamente para o centro médico e, posteriormente, removido do circuito de ambulância em direção a um hospital da região. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

Após dar bandeira vermelha, a direção de prova optou por encerrar a corrida antes de todas as voltas serem completadas. A vitória de Hamilton, sua primeira no Japão, veio graças a uma bela ultrapassagem sobre Rosberg na metade da corrida, não sendo ameaçado pelo companheiro até o fim. O inglês lidera o Mundial de pilotos com 266 pontos, contra 256 do alemão.

Outro destaque da prova foi Sebastian Vettel. No primeiro GP após anunciar sua saída da Red Bull em 2015, o tetracampeão ganhou seis posições durante a corrida, com direito a belas ultrapassagens sobre os carros da Williams, e terminou na terceira posição.

O GP do Japão não foi bom para o brasileiro Felipe Massa. O piloto da Williams largou em quarto lugar mas, sem bom rendimento na chuva, perdeu muitas posições e terminou apenas em sétimo.

A tão temida chuva comprometeu o início do GP do Japão. A largada ocorreu com o carro de segurança, mas a prova foi interrompida ainda na terceira volta. Diversos pontos do circuito estavam alagados e os carros mal conseguiam se manter dentro da pista, mesmo em velocidade reduzida.

A paralisação, porém, durou pouco. A chuva deu uma trégua e, 20 minutos depois da interrupção, os pilotos partiram para a relargada dos boxes, ainda com o carro de segurança à frente. Quem não se deu bem no reinício da prova foi Fernando Alonso, que viu seu carro apagar e abandonou a prova na quarta volta.

O carro de segurança só deixou a pista na 10ª volta. Nenhum dos pilotos do pelotão de frente conseguiu aproveitar o reinício ‘para valer’ da corrida para ganhar posições. Com o asfalto menos molhado, todos partiram para os boxes para trocar os pneus de chuva pelos intermediários.

Melhor para Jenson Button, que foi o primeiro a parar, ganhou cinco posições e assumiu o terceiro lugar. Entre a 15ª e a 17ª volta, Massa travou bom duelo tentando defender a quinta colocação contra os carros da Red Bull, mas acabou ultrapassado por Vettel e Ricciardo, assim como seu companheiro Valtteri Bottas.

Pouco a pouco Hamilton tirou a diferença para Rosberg e, a partir da 25ª volta, colou no companheiro de equipe e iniciou disputa pela ponta. O inglês realizou a ultrapassagem na 29ª e rapidamente passou a abrir vantagem para o outro piloto da Mercedes, sem ter a liderança ameaçada até o fim.

Nas voltas finais voltou a chover forte e os pilotos voltaram aos boxes para trocar os pneus. A expectativa era de que as mudanças pudessem trazer brigas por posições no fim da prova, mas o grave acidente com Bianchi fez com que o carro de segurança voltasse à pista e com que a corrida fosse encerrada antes do previsto.

Confira a classificação final do GP do Japão:

1- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) - 1h51min43s021
2- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 9s180
3- Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - a 29.122
4- Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) - a 38.818
5- Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) - a 1min07s550
6- Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) - 1min53s773
7- Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) - a 1min55s126
8- Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 1min55s948
9- Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Renault) - a 2min07s638
10- Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) - a 1 volta
11- Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault) - a 1 volta
12- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 1 volta
13- Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14- Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) - a 1 volta
15- Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1 volta
16- Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - a 1 volta
17- Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - a 1 volta
18- Max Chilton (GBR/Marussia-Ferrari) - a 1 volta
19- Kamui Kobayashi (JPN/Caterham-Renault) - a 1 volta
20- Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - a 3 voltas
21- Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) - a 4 voltas

Fórmula 1