Topo

Fórmula 1

Vídeo mostra momento do acidente de Jules Bianchi no GP de Suzuka

Do UOL, em São Paulo

06/10/2014 10h50

Um vídeo publicado no YouTube por um torcedor que estava no Circuito de Suzuka no domingo mostra exatamente o momento em que Jules Bianchi acerta o guindaste e se acidenta gravemente durante o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. As imagens não haviam sido divulgadas pela FOM (Formula One Management), responsável pela transmissão das provas.

No exato momento do acidente é possível ver que o trecho estava sob bandeira verde, sinalizando aos pilotos que por ali passavam que não havia nenhum tipo de risco. Segundo a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a curva estava sob bandeira amarela. Entretanto, a bandeira amarela foi agitada por apenas alguns momentos enquanto o guindaste rebocava o carro de Adrian Sutil, da Sauber, que havia escapado na mesma curva 7.

Quando Bianchi passa reto pela curva é possível ver o susto que os fiscais de pista levam. Logo após o forte impacto com o guindaste, vários deles correm em direção ao carro da Marussia para prestar os primeiros socorros. Enquanto o piloto é atendido, o fiscal segue agitando a bandeira verde.

Uma nova bandeira amarela só aparece instantes depois, quando é autorizada a entrada do safety car na pista, indicada pela placa SC.

No acidente, Bianchi sofreu um grave traumatismo craniano e precisou ser operado no Hospital Universitário de Mie, onde segue internado. De acordo com o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira o estado é crítico, mas estável.

"A situação está realmente séria, muito séria, mas estável. A família não quer fazer comentários", afirmou Matteo Bonciani, diretor de comunicação da FIA.

Fórmula 1