Topo

Fórmula 1

Rosberg domina último treino e deixa líder Hamilton para trás; Massa é 3º

Do UOL, em São Paulo

22/11/2014 09h01

Nico Rosberg deu mais uma mostra de que não vai deixar barato a disputa do título mundial contra Lewis Hamilton, definição que sai no GP de Abu Dhabi, neste fim de semana. Na terceira e última sessão de treinos livres, o alemão foi quem rodou mais rápido nos Emirados Árabes Unidos, dominando as tomadas de tempo mais rápidas e deixando o inglês para trás. Felipe Massa, que pode se meter entre eles e influenciar na decisão, foi o terceiro colocado. (Confira todos os tempos aqui)

Rosberg cravou 1min41s424, contra 1min41s793 de Hamilton. O inglês errou nos momentos decisivos, perdendo tempo na última parcial. Já Felipe Massa foi 1s005 mais lento que o líder, mas bateu concorrentes importantes, como Alonso (4º), Vettel (5º) e o companheiro Bottas, apenas oitavo.

Os carros voltam à pista para o treino classificatório às 11h, definido o grid de largada da etapa dos Emirados Árabes Unidos. A corrida acontece domingo, também às 11h, com acompanhamento do Placar UOL. Vale lembrar que o GP final do Mundial 2014 tem pontuação dobrada, e por isso a briga está mais acirrada entre Rosberg e Hamilton.

A sessão foi calma e não teve grandes disputas, esquentando só nos últimos minutos, com uma simulação do treino qualificatório. O último treino livre é encarado com menos seriedade e é usado apenas para ajustes e por quem não conseguiu acertar o carro na sexta-feira.

O último treino

O treino começou com as equipes menores indo mais à pista, enquanto os líderes preferiram se manter por mais tempo nos boxes. Com 15 minutos do relógio passados, Jenson Button e Sebastian Vettel apareciam na liderança, com Fernando Alonso passando à frente deles logo em seguida.

Foi só já se aproximando de metade do tempo gasto que os mais interessados na disputa de domingo apareceram, ainda que sem destaque. Muito provavelmente testando com tanque cheio, Lewis Hamilton e Nico Rosberg se misturaram aos concorrentes, algo raro na temporada.

Massa apareceu à frente do alemão, em quarto, e Hamilton figurou atrás de Alonso e Bottas, com 30 minutos para o fim. Ainda havia muito tempo para a tomada de voltas rápidas, mas Fernando Alonso já apareceu de bermuda, indicando que não daria mais voltas com a Ferrari, após oito giros.

Rosberg apareceu à frente minutos depois, batendo em 1min42s635, dois centésimos mais veloz que Alonso e um décimo melhor que Hamilton. Massa aparecia um segundo atrás.

Com dez minutos para o fim, aí sim houve uma simulação de classificação, com os pilotos usando pneus supermacios e andando rápido. Massa foi o primeiro a baixar o tempo de Rosberg, mas o alemão respondeu rapidamente, andando um segundo mais lento: 1min41s424. Foi o suficiente para bater Hamilton e mandar o recado de que o campeonato ainda está totalmente em aberto, apesar da vantagem do rival inglês.

Fórmula 1