Topo

Fórmula 1

Rosberg retoma domínio da Mercedes em treino marcado por batida de Vettel

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 13h30

Depois de andar pouco na primeira sessão de treinos livres e ver Kimi Raikkonen liderar, a Mercedes colocou ordem na casa e superou as Ferrari por mais de meio segundo para fechar a sexta-feira com dobradinha no Bahrein. Mas, desta vez, foi uma dobradinha diferente: Nico Rosberg foi 115 milésimos mais rápido que Lewis Hamilton, que vinha batendo consistentemente o companheiro nas três primeiras etapas do campeonato disputadas até aqui. Entretanto, o fato mais marcante do treino foi uma batida entre Sebastian Vettel, da Ferrari, e Sergio Perez, da Force India.

Felipe Nasr foi bem e colocou a Sauber em oitavo, atrás apenas das Mercedes, Ferrari, uma Williams, uma Red Bull e uma Lotus. Felipe Massa, por sua vez, não foi bem e fechou a sexta-feira em décimo.

Na única sessão realizada no mesmo horário em que serão disputadas a classificação e a corrida, a partir das 18h na hora local, os pilotos aproveitaram para entender o funcionamento dos pneus na prova noturna.

As Mercedes dominaram desde o início, usando os pneus médios nas primeiras simulações, com Hamilton à frente, mas as Ferrari acompanharam de perto o ritmo, com Vettel andando a um décimo do inglês. As Williams apareceram como terceira força, com Massa à frente de Bottas na parte inicial do treino.

A sessão foi de mais problemas para Jenson Button. Depois do motor apagar logo na primeira curva da primeira volta rápida na primeira sessão, o inglês teve mais problemas e estacionou sua McLaren na reta dos boxes, completando apenas 6 voltas em todo o dia.

O primeiro dos ponteiros a colocar os pneus macios foi Kimi Raikkonen, que conseguiu ser 1s2 mais rápido que Hamilton, de médios. Vettel, que cometeu um pequeno erro em sua simulação de classificação, ficou a um décimo do companheiro de Ferrari.

Pouco tempo depois, foi a vez das Mercedes colocarem o pneu mais aderente e, ao contrário do que aconteceu nas últimas corridas, foi Hamilton quem travou seu pneu e foi 115 milésimos mais lento que o companheiro. A dupla colocou meio segundo nas Ferrari.

As Williams vieram logo em seguida e Bottas conseguiu ficar a apenas três milésimos do tempo de Vettel, indicando que a equipe está mais próxima da Ferrari do que no final de semana passado, na China. Massa, por sua vez, não fez uma boa volta e foi seis décimos mais lento que o companheiro. O brasileiro ficou atrás, inclusive, do compatriota Nasr, que fizera uma ótima volta para colocar a Sauber em oitavo, quatro décimos mais veloz que o companheiro Marcus Ericsson.

Nos minutos finais do treino, um incidente insólito trouxe a bandeira vermelha: saindo dos boxes, Vettel sofreu uma falha em seus freios e acabou atingido por Sergio Perez, que vinha na trajetória normal de corrida, quebrando a asa dianteira da Ferrari. O alemão ficou irritado com o mexicano.

Os pilotos ainda voltam à pista para mais uma sessão de treinos livres no sábado, às 9h. A classificação para o GP do Bahrein será disputada às 12h e a corrida, também às 12h do domingo, com transmissão pelo Placar UOL Esporte. Após três etapas, Hamilton lidera com 68 pontos, contra 55 de Vettel e 51 de Rosberg. Massa é o quarto, com 30, e Nasr é o sétimo, com 14.

Confira a classificação do segundo treino livre do GP do Bahrein
1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams)
6. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
7. Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
8. Felipe Nasr (BRA/Sauber)
9. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
10. Felipe Massa (BRA/Williams)
11. Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
12. Fernando Alonso (ESP/McLaren)
13. Romain Grosjean (FRA/Lotus)
14. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
15. Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
16. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
17. Sergio Perez (MEX/Force India)
18. Will Stevens (ING/Manor)
19. Jenson Button (ING/McLaren)
20. Roberto Merhi (ESP/Manor)

Fórmula 1