Topo

Fórmula 1

Rosberg bate Hamilton pela segunda vez no ano e larga na pole no Japão

Do UOL, em São Paulo

26/09/2015 04h00

Depois do ‘apagão’ do GP de Cingapura, a Fórmula 1 voltou ao normal. Ou pelo menos em partes. As Mercedes voltaram a dominar, mas desta vez com o pole position Nico Rosberg batendo Lewis Hamilton apenas pela segunda vez no ano. Valtteri Bottas, da Williams, larga em terceiro. 

A classificação, contudo, terminou antes que os pilotos pudessem fazer suas últimas tentativas devido ao forte acidente de Daniil Kvyat. O russo errou a entrada da curva e foi parar na caixa de brita, onde capotou. O piloto da Red Bull nada sofreu.

Felipe Massa andou sempre entre os primeiros e vai largar em quinto lugar. Já Felipe Nasr vinha em uma boa volta quando foi atrapalhado por uma bandeira amarela e ficou com o 18º posto em seu primeiro GP do Japão. O brasileiro, entretanto, largará em 17º porque Kvyat terá de trocar a caixa de câmbios e o motor e largará no pitlane. 

Havia uma grande expectativa quanto ao treino classificatório depois das Mercedes ficarem apenas com a terceira fila no GP de Cingapura, no último final de semana, mas Rosberg e Hamilton dominaram toda a sessão com tranquilidade.

Q1
Apenas as equipes mais fortes, como Mercedes, Ferrari e Williams, tentaram passar da primeira fase do treino com os pneus duros, quase 2s mais lentos que os médios. Um dos times que usava sua melhor configuração para a classificação logo de cara era a Sauber, mas Marcus Ericsson errou e por sorte não ficou parado na brita.

O sueco foi um dos poucos que conseguiu completar uma volta no final, antes de Max Verstappen ter parado seu carro no meio da pista, com uma perda de potência, trazendo uma bandeira amarela nos minutos finais e impedindo os demais de melhorar. Isso ajudou Fernando Alonso, que conseguiu passar para o Q2. Acabou sobrando para seu companheiro, Jenson Button, Ericsson, Nasr, Stevens e Rossi.

Q2
A exemplo do que ocorreu na primeira parte do treino, a Mercedes já começou o Q2 dominando, com mais de sete décimos de vantagem para o terceiro, Raikkonen. Massa e Bottas completavam o top 5. Enquanto isso, Perez, Grosjean e Maldonado estavam na zona da degola, enquanto Verstappen sequer tinha carro para ir à pista e Alonso esperou os últimos 3 minutos para ir à pista.

O espanhol ficou com o 14º lugar na classificação, sendo eliminado junto de Maldonado, Sainz e Hulkenberg. Como o alemão será punido com a perda de três posições pela batida com Felipe Massa em Cingapura, o trio hispânico ganhará posições no grid.

Q3

Nas primeiras tentativas da parte final do treino, Hamilton se aproximou, mas não conseguiu bater Rosberg: ficou a 76 milésimos do companheiro. Valtteri Bottas fez uma boa volta e ficou a apenas 440 milésimos da Mercedes, seguido de Vettel, Massa, Raikkonen, Ricciardo e Grosjean, os únicos que tinham marcado volta rápida com três minutos para o fim. 

Os pilotos, contudo, não tiveram a chance de melhorar suas marcas na segunda tentativa, após uma batida forte de Daniil Kvyat ter encerrado a sessão prematuramente.

O GP do Japão tem largada às 2h da madrugada do domingo e terá transmissão pelo Placar UOL Esporte.

Confira os tempos da classificação do GP do Japão

1. Nico Rosberg ALEMercedes-Mercedes 1m 32.584s
2. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 32.660s
3. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 33.024s
4. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 33.245s
5. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 33.337s
6. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 33.347s
7. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault 1m 33.497s
8. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes 1m 33.967s
9. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault sem tempo
10. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes sem tempo

11. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 34.390s*
12. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 1m 34.453s
13. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 1m 34.497s
14. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 34.785s
15. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault sem tempo

16. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 35.664s
17. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 35.673s
18. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 35.760s
19. Will Stevens ING Manor Marussia-Ferrari 1m 38.783s
20. Alexander Rossi EUA Manor Marussia-Ferrari 1m 47.114s 

*punido com a perda de 3 posições no grid

Fórmula 1