Topo

Fórmula 1

Chuva adia treino para GP que pode decidir F-1. Grid será definido domingo

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Austin (EUA)

24/10/2015 18h16

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) adiou o treino classificatório para o GP dos Estados Unidos devido às chuvas que castigam a região de Austin, no Texas, desde a tarde de sexta-feira. A sessão será realizada no domingo, às 12h. A corrida tem largada programada para as 17h.

"Nossa, estou morto", brincou Felipe Massa depois de três horas de espera até a confirmação do adiamento. "Não muda muito, só acorda antes", disse o brasileiro sobre o procedimento que será adotado neste domingo. "Só muda o tipo de preparação. Quando temos um dia só com a corrida a gente faz uma reunião de manhã. Nesse caso, vamos ter que fazer uma reunião mais curta para preparar a classificação e depois outra para a estratégia da corrida. Será um dia corrido, mas o jeito de pensar e trabalhar não muda muita coisa.”

A posição foi anunciada após horas de chuva intermitente em Austin na madrugada de sexta-feira para sábado e no início da manhã. Desde as primeiras horas do dia, as autoridades locais já alertavam a população para que evitasse as rodovias devido ao perigo de inundações. O Circuito das Américas fica a pouco menos de 30km do centro da cidade e o acesso ocorre somente pelas estradas.

Aproveitando uma trégua do clima, a terceira sessão chegou a ser disputada, mas as condições voltaram a piorar depois de cerca de 35 minutos de sessão. Lewis Hamilton liderou o treino, seguido por Sebastian Vettel e Nico Hulkenberg. Felipe Massa foi o décimo e Felipe Nasr, o 19º.

Os brasileiros disseram que não conseguiram tirar tudo de seus carros durante o treino. "Na hora certa, quando a pista estava em uma condição melhor, eu saí atrás de outro carro, não conseguia ver direito e acabei não conseguindo fazer uma boa volta. Mas achei que o carro se mostrou competitivo, talvez um pouco melhor do que esperávamos em uma condição como esta. Então o trabalho que estamos fazendo para a chuva tenha funcionado", afirmou Massa.

Já Nasr está em uma condição ainda mais delicada porque não participou da primeira sessão de treinos livres e pouco andou no treino realizado hoje de manhã. "Deu para fazer muito pouco. Eu pude dar três ou quatro voltas lançadas e foi só. Mas o que eu posso fazer? Acho que amanhã ainda terei a oportunidade de fazer a classificação e ainda tem tudo para acontecer", disse o brasileiro, que explicou que a Sauber usou o treino matutino para testar diferentes níveis de pressão de pneus. "Agora temos uma ideia melhor para a classificação", avisou.

A chuva, que é relacionada ao furacão Patricia, que chegou ontem à costa do México, em conjunto com uma massa de ar que vem do Golfo do México, já cancelara as atividades da segunda sessão de treinos livres, na sexta-feira à tarde.

Não será a primeira vez que a Fórmula 1 deixará de fazer uma classificação no sábado. Isso aconteceu duas vezes no Japão, em 2004 e em 2010, quando a definição do grid aconteceu horas antes da largada, e no GP da Austrália de 2013, quando a primeira parte do treino chegou a ser disputada, mas as demais posições só foram definidas também horas antes da prova.

Fórmula 1