Topo

Fórmula 1

Seca de título transforma Vettel "zoeiro" em "rei da treta" na Fórmula 1

Vettel reclama com Hamilton após freada brusca do piloto inglês - F1/oficial
Vettel reclama com Hamilton após freada brusca do piloto inglês Imagem: F1/oficial

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

27/06/2017 04h00

Os quatro anos sem títulos parecem ter mexido no humor de Sebastian Vettel. Antes conhecido pelo estilo zoeiro e brincalhão, o alemão agora é constantemente visto no meio de confusões. Na mais recente, jogou a Ferrari em cima de Lewis Hamilton, o que lhe custou uma punição de 10 segundos no GP do Azerbaijão, no último domingo (26).

A mudança de Vettel, porém, já havia sido sentida desde o primeiro ano sem títulos. Em 2014, ao sofrer com o companheiro Daniel Ricciardo, ainda na Red Bull, o alemão chegou a reclamar de falta de confiança de sua própria equipe.

“Sou um grande torcedor de Sebastian, mas estou um pouco desapontado com suas atitudes, as quais eu achei que mudaram”, afirmou na época Bernie Ecclestone, então chefão da Fórmula 1.

A relação de Ecclestone com Vettel costumava ultrapassar os paddocks da Fórmula 1. Por muito tempo, os dois foram parceiros de gamão. “Eu parei de jogar gamão, talvez seja essa a razão que Bernie falou o que falou”, rebateu o alemão na época, em entrevista ao “Daily Mail”.

Apesar do início das reclamações, Vettel ainda mantinha uma parte do jeito brincalhão. No mais famoso deles, seguiu dando nomes aos seus carros, algo que faz até os dias de hoje. A Ferrari de 2017, por exemplo, é a Gina, enquanto a de 2015, a primeira em sua nova casa, foi batizada de “Eva”.

Nas entrevistas coletivas, o humor também permanecia, aos menos até 2015. O alemão colocou Nico Rosberg e Lewis Hamilton em uma saia-justa antes do GP do México. Vettel perguntou aos dois se poderiam encostar para que ele passasse na largada, arrancando sorrisos amarelos da dupla. “Não? Ok, eu tentei”, brincou.

No mesmo ano, até uma invasão na pista no GP de Cingapura foi alvo das brincadeiras de Vettel. “Eu acho que vi ele tirando uma foto. Espero que ela pelo menos tenha ficado boa, focada”.

"Uma criança descontrolada"

Max Verstappen e Sebastian Vettel disputam posição no GP do México - Will Taylor-Medhurst/Getty Images/AFP - Will Taylor-Medhurst/Getty Images/AFP
Imagem: Will Taylor-Medhurst/Getty Images/AFP

Mesmo com o humor aparecendo esporadicamente, o que se passou a ver de Vettel em entrevistas e durante as corridas foram reclamações atrás de reclamações. Depois do GP do México de 2016, em que o alemão mandou o diretor de prova, Charlie Whiting, “se f...”, o antigo companheiro de equipe Daniel Ricciardo afirmou que Vettel estava passando do ponto.

O xingamento a Whiting acontecera após uma confusão com Max Verstappen, na qual o alemão reclamou de o holandês não ter devolvido uma posição. Após a corrida, o piloto da Red Bull classificou o alemão como um “cara muito frustrado”.

“Ele é um cara muito frustrado. Ele grita no rádio como uma criança, ele é uma criança. Aqueles gestos que ele fez para mim quando cruzamos a linha de chegada é coisa de criança”.

Sobrou até para Felipe Massa

Vettel mostra dedo do meio para Massa durante o GP da Rússia - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Felipe Massa foi mais um que ironizou as constantes reclamações recentes de Sebastian Vettel. Os dois tiveram um atrito no GP da Rússia deste ano, após o alemão perder tempo ao tentar ultrapassá-lo. Irritado, o piloto da Ferrari mostrou o dedo do meio para o brasileiro após a ultrapassagem.

“Jura? Não, o Vettel reclamando pelo rádio? Mas ele nunca reclama pelo rádio. Tem certeza? Eu deixei toda a parte de dentro para ele. Antes, na curva quatro, eu tirei o pé e ele não quis ir. E aí quando eu vi que ele estava com receio de mergulhar por dentro, eu me afastei e fui o máximo que podia para a esquerda e deixei ele passar imediatamente. De qualquer forma, eu tenho certeza de que ele não passaria o Valtteri na última volta. Mas reclamar é uma coisa que ele gosta muito”, ironizou Massa na ocasião.

No episódio, o próprio Vettel preferiu não dar seguimento à polêmica. Depois da corrida, o alemão disse que o gesto aconteceu em um momento de cabeça quente.

Fórmula 1